ADVOCACIA COMEMORA 180 ANOS EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


09/08/2007

Sob a presidência dos deputados Vaz de Lima e Waldir Agnello , foi realizada sessão solene no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo para comemorar o Dia do Advogado, 180 da instalação dos Cursos Jurídicos no Brasil e dar posse à Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB SP.

 

 Por iniciativa do deputado e advogado Campos Machado, foi realizada sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo, nesta segunda-feira (13/8), às 10 horas,  em comemoração ao Dia do Advogado e aos 180 anos de Instalação dos Cursos Jurídico no Brasil. Na ocasição, foi empossada a Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB SP.

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, destacou o papel da Advocacia na construção da justiça no pais e na defesa das instituições, que dão sustentação ao Estado Democrático e Direito . " A Advocacia é uma profissão que trasforma o homem e este ganha condição de transformar o mundo", afirmou. O presidente ressaltou também o papel da Comissão de Acompanhamento Legislativo, voltado a colaborar, participar e detectar os interesses da advocacia e da cidadania nos projetos em tramitação, além de realizar uma parceria com os parlamentares. Ele citou como exemplo o projeto de criação da Defensoria Pública, que não contemplava o convênio de assistência judiciária, com 47 mil advogados inscritos. " O convênio é fundamental porque atendeu um milhão de carentes, que o Estado não tem como atender. Propusemos por meio do deputado Campos Machado a emenda que foi acatada e manteve  o convênio em bases melhores para a Advocacia", ressaltou D´Urso.

O presidente da OAB SP fez a leitura da Portaria e deu posse à Comissão de Acompanhamento Legislativo, que será presidida pelo conselheiro Gabriel Marciliano Júnior. " Nossa comissão pretende acompanhar  os projetos de interesse da advocacia  no Legislativo Estadual, no  Federal, com apoio do Conselho Federal da OAB,  e nos municipais . Temos  projeto de levar para o Interior , por meio da Escola Superior de Advocacia, cursos para preparar o advogado para atuar no Legislativo e cursos de aperfeiçoamento para Câmaras Municipais", ressaltou Marciliano.

Manifestaram-se na sessão, os deputados Fernando Capez e Maria Lucia Amary. O  presidente da Assembléia, Vaz de Lima, afirmou que a presença da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB SP  na Assembleia é fundamental. ' Aqui nascem as leis e se nasceremm sem a égide do preconceito e da injustiça, teremos uma sociedade melhor", ponderou.

Campos Machado destacou que foi a primeira vez que foi propositor de uma sessão solene em 17 anos na liderança do PTB. " Fiz uma homenagem ao presidente da OAB SP, um homem de valor, um sonhador, que sonhou uma OAB SP forte e uma advocacia respeitada e amada peloa população", ponerou, reafirmando que estava prestando uma homenagem justa . Citou o professor Goffredo Silva Telles JÚnior e sua militância na advocacia para concluir: "Tenho pelo de político, ms tenho alma de advogado", concluiu.

Também estiveram presentes à sessão solene, a  presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Maria Odete Duque Bertasi;  a defensora geral, Cristina Guelfi, conselheiros seccionais, presidentes de Comissões, além de parlamentares e advogados.