CONSELHO SECCIONAL PRESTA HOMENAGEM A MARCELO ORTIZ


17/03/2008

Durante a reunião do Conselho Seccional da OAB SP, nesta segunda-feira (17/3), às 15 horas, o advogado e deputado federal Marcelo Ortiz recebeu uma homenagem dos diretores e conselheiros da OAB SP em agradecimento pelo seu empenho na aprovação do PL 5.762/05, na última quarta-feira (12/3) , por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. O projeto criminaliza a violação às prerrogativas profissionais dos advogados e foi uma iniciativa da OAB SP.


Na definição do presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D´Urso, Ortiz tem sido o deputado dos advogados e vem representando condignamente a advocacia naquela Casa de Leis.   Ortiz também pretende assumir a presidência da Frente Parlamentar dos Advogados na Câmara dos Deputados, uma vez que o atual presidente - Maurício Rands - é líder do governo. “ Queremos enaltecer seu trabalho e prestar uma singela homenagem de reconhecimento, por um motivo muito especial - seu trabalho voltado à aprovação de nosso projeto que criminaliza a violação da prerrogativas profissionais do advogado”, disse D´Urso.

 

O diretor-tesoureiro, Marcos da Costa, fez a saudação a Ortiz, lembrando que ele já ocupou o cargo de presidente da Subsecção de Guaratinguetá (2001/2003) e foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP (1998-2000), tendo no Parlamento defendido inúmeros outros projetos importantes para advocacia, como a presença obrigatória  dos advogados em todos os processos,  manutenção do exame de ordem, entre outros. Também é de sua  iniciativa a criação do Dia do Advogado,  atualmente comemorado no dia de instalação dos cursos jurídicos, em 11 de agosto.“ Há duas semanas entramos em contato com o deputado para ressaltar a importância de apressar a votação do projeto de criminalização e, em uma semana, estava aprovado”, afirmou Costa, destacando que Ortiz também deve ser o relator em plenário. “ O seu conhecimento técnico e prático também contribuirá para aprovação do projeto”, concluiu.

 

O deputado Marcelo Ortiz afirmou estar muito honrado, muito tocado, com a homenagem do seu órgão máximo da classe. “Sou advogado e estou deputado e não tenho feito mais do que minha obrigação de defender minha classe, pelos seus méritos”, comentou. Ortiz ressaltou a importância da  OAB vir a manter uma Assessoria Parlamentar no Congresso Nacional, a exemplo do que fazem todas as entidades ligadas à comunidade jurídica e demais segmentos. “ Dessa forma teremos resultados mais rápidos e positivos, porque  contando com o apoio somente de meu gabinete não consigo fazer tudo”, ponderou . O deputado ainda afirmou que aos 73 anos  possui grande força de trabalho, mas que parou de advogar “porque para exercer a advocacia é necessário entregar a vida para o cliente”. Ao deixar o plenário,  foi aplaudido de pé, sendo acompanhado pelos conselheiros do Vale do Paraíba,  Luiz Eduardo Moura, Anibal Monteiro de Castro, Yara Medeiros e Luiz Augusto Rocha de Moraes, ex-conselheiro.