D´Urso Recebe Medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo


28/09/2006

O evento será na segunda-feira (2/10), às 19 horas, no Palácio Anchieta.

O presidente da OAB-SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – recebe a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, concedidos pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Mário Dias. O evento ocorre nesta segunda-feira (2/10), às 19 horas, no Salão Nobre do Palácio Anchieta (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar). O título honorífico é concedido a personalidades dignas da admiração e do respeito da Câmara Municipal.

 Para o presidente D’Urso, essa concessão é uma homenagem extensiva aos 250 mil advogados do Estado. “A classe tem desenvolvido intenso trabalho em defesa da cidadania, dos direitos humanos, da rápida aplicação da Justiça e do Estado Democrático de Direito. Como paulistano, sinto-me imensamente honrado e envaidecido pela distinção da Câmara Municipal. Dos títulos que recebi na vida, nenhum se sobreleva a este, que traz um desafio maior ainda de continuar a lutar pelos interesses da cidade e da sociedade paulistana”, diz D’Urso.

 A comenda é um reconhecimento e uma homenagem da cidade de São Paulo às pessoas de destaque no cenário municipal, estadual e nacional. Cada vereador pode indicar, no máximo, três personalidades ao prêmio, em cada exercício legislativo, conforme o artigo 14 da Lei Orgânica do Município; e artigo 347 do Regimento Interno da Casa Legislativa da Capital paulista. Para conceder o título é necessária a aprovação pelo voto de, no mínimo, dois terços dos vereadores.

 

 Cidadão Ribeirãopretano

 

“ Fiz uma legião de amigos, passei a freqüentar a cidade e sempre busquei atender os pleitos  da Subsecção local, da advocacia de Ribeirão e  região. Portanto, já me sinto cidadão daqui e o título vem formalizar o que  está em meu coração”, afirmou o  presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso,  na última quarta-feira (27/9), quando recebeu o título de Cidadão Ribeirãopretano, em sessão solene da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

 

O decano da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Cícero Gomes da Silva,  fez a saudação a D´Urso. Lembrou que o homenageado pelo seu currículo, pela sua dedicação à causa da advocacia, pelos seus dotes de homem público e  de chefe de família se credenciava a receber o título de cidadania, proposto pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Martins, e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

O vereador Leopoldo Paulinho fez a leitura do diploma entregue a D´Urso e o advogado José Vasconcelos, integrante da Comissão  de Acompanhamento Legislativo da OAB SP,  entregou o Brasão de cidade ao presidente da OAB SP. O conselheiro Cid Velludo Salvador, representando os conselheiros seccionais, discursou, saudando o papel institucional da OAB SP ao longo da história brasileira e da importância do presidente da Ordem na defesa institucional dos 250 mil advogados do Estado. Também evidenciou que , a exemplo do presidente da OAB SP, é natural de Mococa  e que em breve receberá o título de cidadão ribeirãopretano.

 

O presidente da Subsecção de Ribeirão Preto, Jorge Marcos de Souza, ponderou que o título recebido ao presidente da Seccional Paulista da OAB também era uma homenagem a todos os advogados e ao grande serviço que D´Urso vem prestando à advocacia. ‘ O advogado está sempre contra o poder com a arma abstrata da lei. Este título vem engrandecer a Advocacia  e é merecido porque a atividade dos advogados beneficia todos os cidadãos”, afirmou Jorge Marcos, que também destacou o importante papel que D´Urso vem desempenhando na condução do Exame de Ordem, que ao ser uma prova que exige conhecimento do bacharel torna-o o advogado respeitado pelos seus pares. 

O prefeito Welson Gasparini, enfatizou que “ como advogado tenho a honra de ter o dr. D´Urso como presidente. E como prefeito, tenho a honra de tê-lo como cidadão. Ribeirão Preto se sente orgulhosa de tê-lo como cidadão”, ponderou.  Fábio Meirelles, presidente da Faesp, evidenciou a juventude,  liderança e conhecimento jurídico de D´Urso , que ele vê como um defensor da democracia.

 

O primeiro agradecimento de D´Urso foi ao vereador Silvio Martins, que propôs o projeto da concessão do título e  a todos os vereadores na pessoa da vereadora Fátima Rosa. Também agradeceu a todos os que discursaram;  ao vice prefeito e ex-conselheiro da OAB SP, Paulo Pastori, aos conselheiros presentes, Luiz Gastão de Oliveira Rocha, Carlos Luiz Galvão Moura, Mario de Oliveira Filho e Sindoval Bertanha Gomes e aos presidentes de Subsecções  . “ Agradeço a generosidade do povo de Ribeirão Preto.É uma grande responsabilidade, porque este título fruto da vontade de concidadãos  e firmo o compromisso de defender os interesses de Ribeirão Preto onde eu estiver”, concluiu D´Urso, agradecendo todas  as manifestações de apoio e carinho.