Você está aqui: Página Inicial / Destaque Principal / PRESIDENTE DA OAB SP DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE JOSÉ DE CASTRO BIGI

Destaque Principal

PRESIDENTE DA OAB SP DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE JOSÉ DE CASTRO BIGI


16/01/2009

Presidente da OAB SP por duas gestões – 1981/1983 e 1990/1991, da CAASP e da AASP – morreu na última quinta-feira (15/1), em São Paulo, o advogado José de Castro Bigi, aos 79 anos. O enterro será nesta sexta-feira (16/1), no Cemitério do Morumbi, às 16 horas.

“ A Advocacia paulista está de luto. Poucas lideranças fizeram tanto pela classe como Bigi, que era incansável. Entre seus  feitos, destacaria a  criação  da Comissão de Direitos Humanos da Seccional Paulista, que teve papel de destaque na luta pela redemocratização do país e contra os desmandos do regime de exceção”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

O presidente da OAB SP editou a Portaria 92/09,  decretando luto oficial por 3 dias, devendo as bandeiras serem hasteadas a meio pau em todas as Subsecções do Estado e unidades da Ordem. “Bigi era uma liderança de visão. Assim como no seu tempo tinha claro que a principal luta da advocacia era política, uma vez que cidadãos estavam sendo alijados de seus direitos e garantias constitucionais e as instituições subvertidas; sabia que hoje uma das frentes de luta da advocacia mais importantes é a garantia das prerrogativas profissionais de forma a assegurar o direito de defesa para todos”, completa D´Urso.

José de Castro Bigi graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Turma de 1952. Além de ser membro nato da OAB SP, ocupou diversos cargos na Seccional na diretoria e comissões. O último deles foi de presidente da Comissão de Direito Internacional (2001-2003). Homem de grande cultura, dizia que tinha sido atraído para advocacia pela influência que os bacharéis de Direito tiveram na Literatura brasileira.

O velório está acontecendo no Cemitério do Morumbi (Rua Deputado Laércio Corte, 468) e o enterro será às 16 horas de hoje, no mesmo local.