OAB SP E ADVB LANÇAM CAMPANHA NACIONAL DO CENTENÁRIO DA COMEMORAÇÃO À BANDEIRA BRASILEIRA


19/03/2007

Serão 20 meses de eventos de preparação, inclusive com a distribuição de milhares de mudas de pau-brasil.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil  - Seção São Paulo  - e a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil firmaram  convênio para o lançamento da CAMPANHA NACIONAL  DO CENTENÁRIO  DA COMEMORAÇÃO À BANDEIRA BRASILEIRA, que ocorrerá no  dia 19 de novembro de 2008. O documento foi firmado entre os presidentes das duas entidades, Luiz Flávio Borges D´Urso e Miguel Ignátios.  Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado.

 

A data de lançamento da Campanha será no dia 12 de abril, em São Paulo. “ Durante o ano que antecede a data comemorativa iremos realizar uma  série de atividades,  tendo a Bandeira Brasileira como tema. Serão promovidos eventos, caminhadas, seminários,  concursos de fotos, cinema  e de música , entre outras atividades.  Queremos cultuar e mobilizar o Brasil em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade e conseguir  que cada lar, empresa,  escritorio e comércio ostentem nossa bandeira”,  anunciou D´Urso.

 

Segundo Miguel Ignátios, a idéia da Campanha nacional surgiu em função da  necessidade de fazer resgates permanentes dos símbolos nacionais, sendo que a bandeira  representa o Brasil . “ No  centenário das comemorações  ao nosso símbolo máximo, é importante que seja lembrado . A Campanha quer ter caráter  educativo,  cívico e de divulgação”, diz o presidente da ADVB, que ressalta a distribuição de milhões de bandeiras ao longo da campanha.

 

Uma das iniciativas mais importantes dentro da Campanha será a distribuição de milhares de mudas de Pau Brasil, visando ações de plantio para ajudar a neutralizar a emissão de carbono e preservar a espécie. “ A Campanha também quer criar alternativas de participação para o cidadão consciente dos problemas socioambientais”, afirma D´Urso. A Campanha terá, ainda, um site  para cadastrar as entidades que desejarem a ela aderir. “Queremos reunir milhares de entidades  e organizações que desejarem ser parceiras em torno dessa marcha de mais de um ano para o Centenário das Comemorações à  Bandeira Brasileira”, afirma D´Urso.

 

O projeto da Bandeira Brasileira,  de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo  Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares, foi  inspirado na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista “ Ordem e Progresso” foi sugerido por Benjamim Constant a Teixeira Mendes, que na íntegra expressava “ O amar por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”.  As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do Rio de Janeiro,  do dia 15 de novembro de 1889, vista fora da esfera celeste.

 

Também participam da Coordenadoria da Campanha pela OAB SP, a conselheira e diretora adjunta, Tallulah Carvalho e o presidente da Comissão Corporatias e Institucionais, João Baptista de Oliveira.