OAB SP E SABESP FIRMAM CONVÊNIO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE


06/03/2008

Neste sábado (8/3), será firmado um convênio entre a OAB SP e a Sabesp (Saneamento Básico de São Paulo) em favor da despoluição do Rio Tietê. Um grande evento - denominado ‘Sabesp, OAB, Sociedade Civil e Você navegando em prol do Tietê’ - marcará a assinatura do convênio entre o presidente da Ordem paulista, Luiz Flávio Borges D’Urso, e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira

 “Este convênio têm ênfase na cidadania, nos mecanismos de conscientização da sociedade na defesa do meio ambiente, na recuperação do rio Tietê e em iniciativas que, embora simples, têm grande repercussão, como reciclar o óleo de cozinha.  Um litro de óleo polui um milhão de litros de água”, diz D´Urso.

 

O evento terá inicio às 9 horas na sede da Sabesp (Rua Costa Carvalho, 300, próximo à Sub-Prefeitura de Pinheiros e Marginal do Rio Pinheiros). Entre 9h30 e 10 horas, está programada uma visita ao Show Room da Estatal com apresentação do Projeto Tietê. Em seguida, os convidados conhecerão pessoalmente a situação do principal do rio do Estado de São Paulo. No Porto Cebolão, haverá o embarque na balsa Almirante do Lago e início da navegação no sentido ponte da Rodovia dos Bandeirantes, com apresentação do presidente do Instituto Navega São Paulo, João Nojiri.

 

Na embarcação, haverá ainda o lançamento e distribuição das diretrizes concorrenciais nas compras públicas da Sabesp, que será conduzida pelo superintendente jurídico da Sabesp e membro da Comissão de Cooperativismo e da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Economia da OAB SP, Adriano Stringhini. Às 11 horas, D’Urso e Gesner Oliveira assinam o Convênio Sabesp/OAB SP, que trata de ações em direito ambiental, regulação e concorrência, e de programas para regularização de redes de água e esgoto em áreas de ocupação.

 

Além da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica, outras quatro Comissões da OAB SP estão envolvidas no convênio: Direito Ambiental, Cooperativismo, Mulher Advogada e do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios. Por conta do Dia Internacional da Mulher, será realizada uma homenagem às donas-de-casa pela atuação em programas de coleta do óleo de cozinha, evitando que o produto seja despejado na rede de esgotos e levado para o rio. No encerramento do evento, os presidentes das entidades e autoridades plantarão mudas de árvores nas margens do Rio Tietê para simbolizar a união das instituições em prol das questões ambientais.