OAB SP SE SOLIDARIZA COM SECCIONAL DO DISTRITO FEDERAL
04/09/2007
NOTA OFICIAL
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo manifesta sua solidariedade à OAB – DF, alvo de um mandado de busca e apreensão injustificado, emitido pela Procuradoria da República do Distrito Federal e deferido pela 10ª Vara Federal Criminal, para apreender em sua sede documentos referentes ao Exame de Ordem, de dezembro de 2006.
A medida judicial é uma violência contra toda classe dos advogados, uma vez que a suposta fraude no Exame de Ordem foi denunciada pela própria OAB – DF e vem sendo investigada com total transparência pela Polícia Federal. A Seccional do Distrito Federal tem todo o interesse no esclarecimento do episódio e na punição dos culpados. Assim sendo, um simples ofício poderia ter viabilizado o acesso da Procuradoria aos documentos pretendidos - os quais, aliás, já constavam dos autos - sem a necessidade de perpetrar uma violência à integridade da sede da OAB.
A Seccional paulista também adere ao Desagravo público à presidente da OAB –DF, Estefânia Viveiros, promovido pela OAB Nacional durante a reunião plenária extraordinária do Conselho Federal, ocorrida nesta data. Não podemos coadunar com uma medida que extravasa os limites da legalidade e do bom senso, principalmente no caso de uma instituição como a OAB, que possui um passado de lutas em defesa do Estado Democrático de Direito. No momento em que a Advocacia está sendo vilipendiada, os advogados ombreados dizem ‘não”, convictos de lutar o bom combate em defesa da legalidade e contra toda e qualquer medida arbitrária.
São Paulo, 4 de setembro de 2007
Luiz Flávio Borges D´Urso
Presidente da OAB SP