PRIMEIRA FASE DO EXAME DE ORDEM 134 REGISTRA 4% DE ABSTENÇÕES


28/01/2008

A OAB SP realizou neste domingo (27/1) em todo o Estado de São Paulo a primeira fase do Exame 134 para 24.827 candidatos. Estiveram ausentes 1.008 inscritos, equivalente a 4%. No Exame 133, a abstenção foi de 3,3%; no 132, foi de 9,6% e no 131, de 3,9%. O resultado da primeira fase será divulgado na quarta-feira de cinzas (6/2), após as 18 horas.

Excepcionalmente, na Capital , onde fizeram a prova 9.062 bacharéis em Direito, os portões dos três locais do Exame – Faap , FMU - unidade Liberdade e Unip - unidade Vergueiro - fecharam às 8h25 e a prova teve início às 8h30, meia hora depois do previsto. 

A alteração deveu-se ao fato de que dezenas de candidatos se dirigiram erroneamente para os locais onde iriam fazer a prova no dia 9 de dezembro, cancelada por quebra de sigilo de conteúdo,  quando deveriam se apresentar nos novos locais para os quais estavam designados. " Foi uma situação de exceção que buscamos contornar para contemplar estes candidatos. Quem não conseguiu chegar ao local certo a tempo para  fazer a prova pode se justificar e vamos analisar ”, afirma Braz Martins Neto, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP.

 Braz Martins Neto explica, ainda,  que a OAB SP mudou a entidade aplicadora do Exame. Era a Vunesp. “No entanto, sindicância interna da Ordem apurou que  a quebra do sigilo da prova de dezembro aconteceu no âmbito da Fundação Vunesp, responspável pela impressão das cópias, distribuição aos locais de aplicação e segurança de toda esta logística. Agora, é o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) ligado à Universidade de Brasília,  que aplica a prova. Esta nova organização remanejou alguns candidatos para outros locais, como consta do Edital de Convocação, divulgado  no dia 23 de janeiro e os estes não observaram a mudança”, explica Braz.

 Para o presidente a Comissão, a importância do Exame de Ordem tem de ser reafirmada. “ A sociedade espera profissionais qualificados para defender seus direitos e o Estado Democrático de Direito. No entanto, o que estamos assistindo é uma mercantilização do ensino jurídico. Somente um em cada três bacharéis vai passar no Exame de Ordem, que busca  verificar a aptidão do profissional para exercer a advocacia”, afirma.

 O gabarito da primeira fase do Exame 134 será divulgado na terça-feira (29/1)  e a lista dos habilitados para a segunda fase no dia 6 de fevereiro,  pelo site da OAB SP e do Cespe - www.cespe.unb.b/concursos/oabsp_exame 134. A segunda fase acontece no dia 9 de março.

 Para recorrer, o candidato terá de utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no site da OAB SP – www.oabsp.org.br, e seguir as instruções, imprimindo e protocolando o recurso na sede da Seccional (capital) ou  Subsecções (Grande São Paulo e Interior ) três dias a partir da divulgação do resultado.