Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP toma posse


16/03/2001

Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP toma posse

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP toma posse no próximo dia 23 de março, no Salão Nobre da OAB-SP. Estatutariamente, a presidência dessa Comissão é ocupada pelo presidente da Seccional, Carlos Miguel Aidar, que terá como vice-presidente e coordenador o advogado João José Sady.

Vanguarda na luta pelos Direitos Humanos, a Comissão recebe denúncias, queixas de violação de direitos humanos, ativando sindicâncias, promovendo entrevistas com os interessados e mediando entendimentos com autoridades públicas. Atualmente a Comissão tem como prioridade a proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente, a situação dos excluídos e das minorias e o combate à pobreza, fome, desemprego e discriminação de todo o gênero. A Comissão também instaura procedimentos, elabora trabalhos, dá pareceres , promove seminários. É o caso da questão caracerária que será tema de um grande debate no dia 3 de abril.
A Comissão também promove, anualmente, a entrega do prêmio de Direitos Humanos, Franz de Castro Holzwarth, em homenagem a um advogado que dedicou sua vida ao trabalho com detentos, tendo sido metralhado pela Polícia, quando atuava como mediador em uma rebelião na Delegacia de Policia de Jacareí. Este prêmio já foi outorgado, entre outras personalidades, para: Heleno Fragoso, Ulysses Guimarães, Fábio Konder Comparato, Herbert de Souza, Dom Paulo Evaristo Arns e Franco Montoro, "in memorian".

Mais informações na Assessoria de Imprensa da OAB-SP, pelos telefones 3105-0465 e 239-5122, ramal 224.