OAB-SP promove Machar Noturna pela Democracia Racial


10/05/2001

OAB-SP promove Marcha Noturna pela Democracia Racial

A Comissão do Negro e de Assuntos Anti-discriminatórios da OAB-SP, juntamente com o Instituto do Negro Padre Batista e outras entidades do “Movimento Negro” realizam no próximo Sábado, dia 12 de maio, a partir das 18 horas, “V Marcha Noturna pela Democracia Racial”. A concentração será na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na rua do Carmo, s/n.º, onde acontecerão atividades culturais e um ato ecumênico, e terminará com o tradicional abraço à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandú, exatamente à meia noite.
A caminhada seguirá algumas ruas do centro que marcaram a trajetória da comunidade negra na luta pela conquista do direito e da liberdade como a Praça João Mendes, local onde José do Patrocínio, Luiz Gama e outros abolicionistas realizavam reuniões na antiga Igreja dos Remédios (hoje Fórum João Mendes). “Para a comunidade negra, o dia 13 de maio é o dia nacional de denúncia contra o racismo e qualquer forma de discriminação, por isso não vamos fazer nenhuma comemoração neste dia. Porém, no dia 12 à noite, vamos vivenciar um pouco os momentos de fuga dos escravos, que vestiam-se de preto para serem acobertados pela noite com tochas acesas nas mãos, e seguiam este caminho em busca da sua liberdade”, explica a presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Anti-discriminatórios, Maria da Penha Santos Lopes Guimarães.
Para enfatizar o realismo da marcha, os participantes deverão estar vestidos de preto e com tochas e velas acesas. “Essa rota foi muito importante para os escravos fugitivos por isso vamos relembrar cada momento da coragem e da luta que eles cravaram para conquistarem a sua liberdade. A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, por exemplo, recebeu este nome porque era o local onde eles passavam para pedir benção e assim ter uma boa morte”, relembra Maria da Penha.

Mais informações para a Imprensa pelos telefones: (11) 3105-0465 ou 239-5122, ramal 224.