ENCONTRO DO MEIO AMBIENTE TERÁ COMO TEMA PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO


13/06/2002

ENCONTRO DO MEIO AMBIENTE

A Comissão de Meio Ambiente da OAB SP realiza, nos dias 19 e 20 de junho, à partir das 19 horas, o 12º Encontro – Fórum de Debates sobre o “Meio Ambiente Cultural e Educação Ambiental – Exercício da Cidadania”. O evento acontecerá no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 – 1º andar, e contará com a presença do presidente e do vice-presidente da OAB SP, respectivamente, Carlos Miguel Aidar e Orlando Maluf Haddad, que comandarão a abertura dos dois dias.

A primeira palestra(19) será sobre “Tutela Processual do Patrimônio Cultural” será ministrada por Hamilton Alonso Júnior, membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor da Escola Paulista do Ministério Público de São Paulo e da Faculdade UniMonte, em Santos. Em seguida, o arquiteto urbanista e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, Paulo Bastos, falará sobre “A Questão Cultural e Ambiental na Reurbanização de Áreas de Sub-Habitação”. A próxima apresentação sobre o tema “Regime Jurídico do Tombamento”, será exposta por Daniel Roberto Fink, promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, mestrando em Saúde Ambiental pela Universidade de São Paulo, professor do Centro Universitário UniFMU, do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental (Nisam), da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Escola Superior de Advocacia da OAB SP, e debatida pela membro e coordenadora do Subgrupo Meio Ambiente Cultural e Educação Ambiental da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP, Regina Célia Martinez. O encerramento das atividades do primeiro dia será realizado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP, Márcio Cammarosano.

No dia 20, a primeira apresentação sobre “O Plano Diretor de Bairro com Prática Cidadã de Educação Ambiental”, será relatada por Cândido Malta Campos Filhos, professor doutor de Planejamento Urbano Estratégico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo. A próxima palestra, sobre “O Lixo Como Moeda Social”, será dissertada pela médica e diretora presidente voluntária do Instituto Recicle Milhões de Vidas, Maria Emília Gadelha. Em seguida, a expositora Aurea Chateaubriand Campos, professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Daniela Campos Libório Di Sarno, secretária-geral e presidente da Comissão Especial sobre Mudanças Climáticas da Comissão do Meio Ambiente da OAB SP, falarão sobre o “Lixo – O Desafio de Todos Nós”. O responsável pelo encerramento das atividades será o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB SP, Márcio Cammarosano, como aconteceu no primeiro dia.

A inscrição é de R$ 10,00 para os advogados e de R$ 5,00 para os estudantes. Ao final, serão conferidos certificados de participação. Informações pelos telefones (11) 3116-1061/1069/1085, na Comissão do Meio Ambiente. Inscrições no setor de atendimento da OAB SP,Praça da Sé, 385 – térreo.