Advogados na Federação Interamericana


02/09/2002

Advogados na Federação Interamericana

Mestres em Direito Financeiro e Bancário pela Universidade de Boston, os advogados paulistas Fernanda Cristina Alem Freitas e Luciano Freitas foram eleitos pelo Conselho da Federação Interamericana de Advogados (FIA, internacionalmente conhecida como Inter-American Bar Association – IABA) como seus secretários adjuntos. A Federação tem sede em Washington, EUA.


A FIA foi fundada em 1.940 e conta atualmente com cerca de 60 associações e ordens de advogados de todo o Continente Americano, inclusive a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Federação constitui um foro para o intercâmbio de informações e opiniões profissionais para advogados e juristas nas Américas, e visa promover o Estado de Direito e a administração da Justiça. Seu objetivo é garantir a defesa dos direitos humanos e das liberdades dos cidadãos, e garantir aos povos das Américas o livre exercício de seus direitos civis e políticos.


Os membros da IABA reúnem-se regularmente em conferências para discutir questões de interesse da profissão e difundir o conhecimento das leis dos diferentes países da Europa. São realizados ainda reuniões entre os comitês e seminários patrocinados por organizações jurídicas nacionais e internacionais.