Comício contra a Corrupção Eleitoral será segunda-feira


27/09/2002

Comício contra a Corrupção Eleitoral será segunda-feira

Uma semana antes das eleições, o Comitê Estadual de Combate à Corrupção, integrado pela OAB SP, CNBB, Movimento Voto Consciente, IBAP, Transparência Brasil, Abong e outras entidades da sociedade civil, e de demais comitês estaduais promoverão “Ato Público Nacional Contra a Corrupção Eleitoral” na próxima segunda-feira (30), às 16 horas, em frente à Catedral da Sé.
Durante o comício, os dirigentes vão expor as conseqüências políticas, sociais e jurídicas da prática de compra de votos e do uso eleitoral da máquina administrativa pelos candidatos. Atos que devem ser coibidos para que o processo eleitoral aconteça de forma transparente e democrática. “É a primeira vez que São Paulo faz um comício no sentido do voto consciente e temos convicção de que a população vai aderir”, diz Luciano Pereira dos Santos, representante da OAB SP e coordenador do Comitê Paulista, que vem há dois meses, fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância do voto junto ao eleitorado.
O Movimento Nacional pela moralização do voto é integrado por cerca de 26 Comitês no Estado de São Paulo e mais de 30 espalhados pelo País. Ele é apartidário e foi criado para fiscalizar o cumprimento da lei 9.840/99, nestas eleições. Originária do primeiro projeto de lei de iniciativa popular, aprovado pelo Congresso Nacional, esta lei dá celeridade à punição para crimes de corrupção eleitoral, permitindo que o juiz eleitoral casse o registro de candidatos que ofereçam vantagens ao eleitor em troca de votos, ou usem bens ou serviços públicos em suas campanhas.

Mais informações para a Imprensa, na Assessoria da OAB SP, pelos telefones (11) 3291-8175/82.