Seminário sobre os Conselhos Tutelares no ABCDMR


05/12/2002

Seminário dos Conselhos Tutelares no ABCDMR

No próximo dia 7, acontece o “I Seminário dos Conselhos Tutelares das 7 Cidades do ABCDMR”, promovido pelo Grupo de Trabalho para a Implementação de Iniciativas Relativas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP e pelas Comissões de Infância e Juventude das Subsecções da região. O evento será realizado no auditório da Casa do Advogado de Santo André, na avenida Portugal, 233 – Centro, das 8h30 às 19 horas.
O seminário será a continuação de uma série de discussões levantadas pelo Grupo sobre a falta de estrutura dos Conselhos Tutelares e os problemas na rede de atendimento à criança e adolescente. Duas reuniões já foram promovidas na região sobre o assunto. Uma no dia 5 de novembro, onde começou a coleta de informações sobre a infra-estrutura deficitária dos Conselhos. Entre os principais problemas apontados, estavam: falta de computadores, papéis e outros materiais operacionais; segurança; transporte, além das dificuldades em dar cumprimento aos encaminhamentos devido a falta de serviços de assistência psicológica, social e à saúde das crianças e adolescentes dos sete municípios. A última aconteceu no dia 19, quando os prefeitos receberam cópia dos relatórios com as reivindicações dos conselheiros tutelares.
Participam do encontro, além do coordenador do Grupo, Ariel de Castro Alves, Eduardo Dias de Souza Ferreira, Ademar Carlos de Oliveira e Valdênia Aparecida Paulino e representantes das Subsecções de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano, Diadema, Poá, Mauá, Ribeirão Pires, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.

O evento está sendo coordenado pelas advogadas Shirley Van Der Zwaan e Solange Aparecida Galluzzi, coordenadoras da Comissão da Infância e Juventude da OAB de Santo André.

Informações e inscrições na Casa do Advogado de Santo André pelo telefone (11) 4994-3040. Ao final, serão conferidos certificados de participação. As vagas são limitadas.