Irregularidades em carceragem e fórum


27/02/2003

Irregularidades em carceragem e fórum

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP estiveram nesta semana em dois Distritos Policiais da cidade e no fórum de Santana para apurar denúncias de irregularidades. A CDH apurou que as condições da carceragem do 19º DP, na Vila Maria, são péssimas, com 140 presos dividindo três celas. Já no fórum de Santana, a Comissão contatou que as condições de segurança deixam a desejar.

Segundo o coordenador da Comissão, João José Sady, um dos objetivos principais da CDH é denunciar irregularidades e desta forma evitar que os tumultos e rebeliões aconteçam, antecipando-se a essas manifestações na apuração dos problemas. “Estivemos acompanhando, através do advogado Antônio Everton, a crise que se instalou no 35º DP, em Jabaquara, onde os parentes faziam um protesto contra as condições da carceragem e conseguimos desativar a manifestação. Mas nossa função é também evitar que esse tipo de problema aconteça, por isso visitamos o 19º DP, através da advogada Margareth de Souza, onde encontramos 40 presos já condenados e com trânsito em julgado. Nesta semana estamos enviando pedidos de providências ao DIPO para que aquela unidade não venha a apresentar problemas mais graves no futuro”, destaca.

Representantes da Subcomissão de Segurança Pública da CDH também estiveram no fórum de Santana, junto com membros da subcomissão local, para apurar denúncias de falta de segurança. “De fato, registramos que a segurança ali é debilitada, o que pode colocar em risco a vida de operadores do Direito e do jurisdicionado. Esse é um problema que também está sendo encaminhado à Secretaria de Segurança Pública”, frisa Sady.