AMANHÃ ACONTECE NOVA MANIFESTAÇÃO PELA PAZ


14/03/2003

AMANHÃ ACONTECE NOVA MANIFESTAÇÃO PELA PAZ

Amanhã, sábado (15), o Comitê São Paulo contra a Guerra ao Iraque, composto pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, CNBB, CUT, CGTB, MST, UNE, UBES, ATTAC, Grupo Tortura Nunca, além de partidos políticos, como PDT, PMDB , PT, PC do B e PSTU, realizarão a segunda “Passeata pela Paz” em São Paulo, a exemplo do que acontecerá em outras cidades do mundo. A marcha sairá do MASP, na avenida Paulista, às 15 horas, descerá a Av. Brigadeiro Luiz Antonio (sentido Jardins) até o Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, onde será promovido um ato público e um show com Tom Zé.

O Comitê pretende reunir 50 mil pessoas durante o ato. Na primeira marcha, realizada no dia 15 de fevereiro, a estimativa foi da participação de cerca de 30 mil manifestantes. Segundo o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, João José Sady, as entidades estão empenhadas em promover um movimento massivo de pacifistas brasileiros, como está acontecendo em diversos países, como forma de sensibilizar os Estados Unidos na busca de uma outra saída que não seja o confronto bélico. Mas, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nivaldo Santana, garante que se a guerra for deflagrada, o Comitê vai orientar a população para que saia às ruas para protestar, logo que forem lançadas as primeiras bombas contra Bagdá.

A manifestação de amanhã é aberta à participação de todos. Para simbolizar o “pedido de paz mundial”, a organização sugere que os manifestantes vistam roupas brancas. “Temos que conscientizar a população mundial que é preciso abdicar do uso da força e da violência para resolver qualquer conflito internacional. O início de uma guerra terá reflexos planetários negativos para todos os povos, independente da posição que ocupem no confronto”, diz Sady.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones (11) 3291-8175/82.