13. Encontro sobre gestão de recursos hídricos


21/03/2003

13 Encontro sobre gestão de recursos hídricos

Apesar de o Brasil deter uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta, o crescimento da população, a degradação, poluição e desperdício de água podem acarretar em vários fatores negativos para a sociedade. Problemas de gestão dos recursos hídricos, por exemplo, foram os responsáveis pela crise de energia elétrica, que culminou com o racionamento em 2001, quando uma operação ineficiente levou os reservatórios ao quase esgotamento durante uma estiagem prolongada.
Preocupada com todos esses aspectos, a Comissão do Meio Ambiente da OAB SP realiza, no dia 29 de março o 13º Encontro sobre Gerenciamento de Recursos Hídricos e a Cobrança pelo Uso da Água”, às 9 horas, no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 - 1º andar. A abertura será comandada pelo presidente da Comissão Márcio Cammarosano.
Serão quatro fórum de debates. O primeiro sobre “Os Avanços da Legislação de Recursos Hídricos”, será ministrado pelo ex-secretário de Estado, ex-prefeito de Piracicaba e deputado federal, Antonio Carlos de Mendes Thame. A segunda discussão sobre “Gente Cuidando das Água” será proferida por Paulo Afonso Romano, engenheiro agrônomo, ex-secretário estadual de Recursos Hídricos (gestão 95/98). Cammarosano será palestrante da última exposição sobre “Cobrança pelo Uso da Água”. Os debatedores do painel serão Mauro Guilherme Arce, secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Obras e presidente da Sabesp, e Lídia Helena Ferreira da Costa Passos, promotora de Justiça de Meio Ambiente da Capital.
O evento também está sendo promovido pelo Grupo de Estudos do Meio Ambiente Natural, coordenado por Elizabeth Krohn, e pelo Subgrupo de Recursos Hídrico, coordenado por Laurinda E. Molitor. A coordenação do encontro está sendo feita por Daniela Campos Libório Di Sarno, secretária-geral da Comissão do Meio Ambiente.
Informações e inscrições pelos telefones: (11) 3116-1067/1069/1074/1161, pelo fax: (11) 3116-1067 ou pelo e-mail: meio.ambiente@oabsp.org.br. A inscrição poderá ser feita mediante a doação de uma lata de leite em pó. Ao final serão conferidos certificados de participação.