NOVAS CONFERÊNCIAS SOBRE O CÓDIGO CIVIL


04/04/2003

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA CONFERÊNCIAS SOBRE O CÓDIGO CIVIL

Dando seqüência às Conferências sobre o novo Código Civil, a OAB SP promove, de 5 a 21 de maio, o segundo Módulo da série, iniciada em abril, que reunirá alguns dos principais civilistas do País. O evento acontecerá no auditório da Caixa dos Advogados de São Paulo (Caasp), à rua Benjamin Constant, 75 - Centro, das 19 às 22 horas.
Na abertura, no dia 5, o presidente da OAB SP, Carlos Miguel Aidar presidirá a mesa formada pelo conselheiro nato da entidade, Antonio Claudio Mariz de Oliveira; o presidente da Caasp, Octávio Augusto Pereira Queiroz Filho; Aloísio Lacerda Medeiros, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Nelson Kojranki, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), e Ricardo José de Assis Gebrim, presidente do Sindicado dos Advogados de São Paulo (SASP).
Neste dia, haverá a palestra “Direitos da Mulher”, que terá como conferencista de abertura a ministra Emília Fernandes, e como expositoras as advogadas Angélica de Maria Mello de Almeida, Letícia Massula e Regina Beatriz Tavares da Silva. A coordenação desse painel ficará a cargo da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Maria das Graças Perera de Mello.
No dia 6, o tema abordado será as “Implicações do Novo Código Civil no Direito do Trabalho”. O conferencista de abertura será o secretário-geral da Ordem e advogado trabalhista, Valter Uzzo, os expositores serão os advogados Estevão Mallet e Antônio Rodrigues de Freitas Júnior, e o coordenador o conselheiro da Ordem, Aldimar de Assis. No dia 7, a palestra “A Igualdade Civil Face às Discriminações”, será conferida pelo deputado federal Reginaldo Germano. Os expositores desse bloco serão os advogados Marli Aparecida Sampaio, Benedito Antônio Vieira e Deise Neves Botelho Resende e a coordenadora, Maria da Penha L. Guimarães, conselheira da Ordem e presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios (Conad).
No dia 12, a discussão será sobre “Crédito: Títulos de Créditos e Preferências e Princípios Creditórios”. O desembargador Newton de Lucca será o conferencista de abertura e o professor André Ricardo Blanco, o expositor. A coordenação ficará por conta do conselheiro da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. No dia 13, será a vez do tema “Contratos” entrar na pauta do evento. A conferência de abertura será realizada pelo professor Silvio Rodrigues, a exposição pelos advogados Maurício Sheinman e Giovanni Ettore Nanni e a coordenação pelo conselheiro da Ordem José Urbano Prates.
“Personalidade Empresarial” será o tema da conferência comandada pelo vice-presidente da OAB SP, Orlando Maluf Haddad, no dia 14 de maio. Neste painel, os expositores serão os advogados Armando Luiz Rovai e Miguel Pereira Neto e o coordenador, o conselheiro da Ordem e presidente da Comissão de Informática Jurídica, Marcos da Costa. Já no dia 19, o conferencista, o professor Fabio Ulhõa Coelho e os expositores, o conselheiro da Ordem, Francisco Antonio Feijó e Sérgio Approbato Machado, falarão sobre o “Estabelecimento Empresarial, Nome Empresarial, Reposição e Escrituração”. O coordenador será o conselheiro da Ordem, José Natale.
No dia 20, o tema “Direito das Coisas” será conferido pela professora e advogada Daisy Gogliano, exposto pelo professor e advogado José Luiz Toro e pelo advogado Carlos Alberto Cruz, e coordenado pelo conselheiro da Ordem, Luiz Eduardo Moura. Finalizando os trabalhos, no dia 21 de maio ocorrerá a palestra “Responsabilidade Civil”, conferida pelo professor e advogado Alvaro Villaça Azevedo, e exposta pela conselheira da Ordem, Rosana Chiavassa, pela professora Anelise Bechen e pela advogada Maria Isabel Jesus Costa Canellas. A coordenação será comandada pela professora e advogada Priscila M. P. Corrêa Fonseca.

A secretária-adjunta da OAB SP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente é a coordenadora geral do evento. A coordenação executiva está sendo realizada por Shyrlene A. Dolores, Eduardo Samek e Eduardo Sousa e o apoio executivo por Adriana Vass, Anabela A. Rodrigues, Daniela A. Evangelista, Daniela Oliveira, Dennis Zonzini, Edna Medeiros, Eliane S. Pinheiro, Lucilene Firmo e Vaneza Silverio. O Departamento de Cultura e Eventos também está auxiliando na organização.

A procura pelas Conferências foi tão intensa que todas as vagas já foram preenchidas. Novo forum está sendo preparado,de 23 a 27 de junho, com questões práticas e teóricas, devendo as inscrições se iniciarem no dia 5 para o Interior e 15 para a Capital. O evento acontecerá na Rua Tamandaré, 984, no auditório da Associação Brasil/SGI. " Este novo espaço permitirá atender maior número de interessados porque tem um auditório para mil pessoas", explica a secretária geral adjunta, Eunice Aparecida de Jesus Prudente.