Programação de Eventos do Jovem Advogado para o mês de maio


29/04/2003

Programação de Eventos do Jovem Advogado para o mês de maio

Petição Inicial Trabalhista, Teoria e Prática do Mandado de Segurança, Aposentadoria Especial e suas Implicações, Estrutura Administrativa do DIPO, Direito da Personalidade e Discriminação no Emprego, Contratos no Novo Código Civil, Atuação do Advogado e o Tribunal do Júri, e os Direitos do Portadores de Transtornos Mentais são os temas de palestras que a Secretaria do Jovem Advogado (SJA), juntamente com o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico (NDA) da OAB- SP programaram para o mês de maio.

No dia 7 de maio, o tema em discussão será “Petição Inicial Trabalhista”, e terá como expositor o advogado Nilson de Oliveira Nascimento, mestre e doutorando pela PUC-SP na área de Direito do Trabalho, professor do curso de especialização da mesma faculdade e de graduação do Mackenzie. A coordenação dos trabalhos será de Umberto Luiz Borges D’Urso, Julio Bugelli e Felipe de Castro Boni, respectivamente, coordenador geral e orientadores do NDA. O evento terá início às 9h15 e as inscrições antecipadas devem ser feitas com a doação de um kit escolar (caderno 100 fls., 2 lápis, 1 borracha, 1 apontador e 1 régua).

No dia 12, às 9h15, acontecerá a palestra “Teoria e Prática do Mandado de Segurança”, que terá como palestrante o advogado e professor universitário Caio Sérgio Paz de Barros. Os coordenadores gerais do evento serão Umberto Luiz Borges D’Urso, coordenador do NDA, Daniela Ossani de Oliveira e Miriam Piolla, orientadoras do Núcleo. Para se inscrever, é preciso doar uma lata de leite em pó integral.

A “Aposentadoria Especial e as suas Implicações” será o tema da palestra do dia 13 de maio, às 9h15, que terá como expositor o advogado especializado em Direito Previdenciário, Adilson Sanchez. A coordenação geral do evento ficará a cargo de Umberto Luiz Borges D’Urso, Hélio Gustavo Alves e Walter Henrique dos Santos, respectivamente, coordenador e orientadores do NDA. Inscrições serão feitas mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

No dia 14 de maio, às 9h15, “A Estrutura Administrativa e Jurisdicional do Departamento Técnico de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária da Comarca da Capital - DIPO” estará em discussão, com exposição da juíza corregedora do DIPO, Ivana David Boriero, e coordenação de Umberto Luiz Borges D’Urso, Lúcio Maia e Paulo Stanich Neto, respectivamente coordenador e orientadores do NDA. Inscrições devem ser feitas com a doação de um kit escolar (caderno 100 fls., 2 lápis, 1 borracha, 1 apontador e 1 régua).

O “Direito da Personalidade e Discriminação no Emprego” é o tema da palestra do dia 21, acontecerá às 19 horas e será proferida por Sônia Mascaro, mestre e doutora em Direito pela USP, consultora em Direito do Trabalho, coordenadora pedagógica do Núcleo Mascaro e Mannrich e professora de Direito do Trabalho da UniFMU. A coordenação geral do evento ficará por conta de Umberto Luiz Borges D’Urso, Renato Silva Bonfim e Aurélio Okada, respectivamente, coordenador e orientadores do NDA. As inscrições poderão ser feitas mediante a doação de um kit escolar (caderno 100 fls., 2 lápis, 1 borracha, 1 apontador e 1 régua).

Uma ampla discussão sobre “Contratos no Novo Código Civil” está prevista para às 9h15 do dia 21 de maio, com palestra do advogado e professor de Direito Civil da Escola Superior de Advocacia (ESA) de Mogi das Cruzes, Cide Villar Mercadante. A coordenação geral está sendo comandada por Umberto Luiz Borges D’Urso, Flávio Vivoni Sattin e Fabiano de Melo Ferreira, respectivamente, coordenador e orientadores do NDA. As inscrições devem ser efetuadas com a doação de uma lata de leite em pó integral.

No dia 22 de maio, às 19 horas, a palestra será sobre “A Atuação do Advogado no Tribunal do Júri”. O evento terá como palestrante José Rui Borges Pereira e como coordenadores Umberto Luiz Borges D’Urso, Hélio Gustavo Alves e Walter Henrique dos Santos, respectivamente coordenador geral e orientadores do NDA. Inscrições devem ser feitas com a doação de um kit escolar (caderno 100 fls., 2 lápis, 1 borracha, 1 apontador e 1 régua).

E, encerrando as atividades programadas pela Secretaria do Jovem Advogado e pelo Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico da OAB SP para o mês de maio, no dia 28, às 18h30, acontece a palestra “Direitos dos Portadores de Transtornos Mentais”. O evento, que abordará principalmente os aspectos jurídicos da revisão das internações involuntárias, terá como expositores Luiz Ferri de Barros, diretor superintendente da Ouvidoria Civil em Saúde Mental - Instituto de Defesa da Cidadania e da Constituição, doutor em Filosofia da Educação pela USP e administrador de empresas pela FGV, e Vidal Serrano Nunes Júnior, promotor de Justiça, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e professor doutor de Direito Constitucional pela PUC/SP. O mediador será Fábio Romeu Canton Filho, coordenador da Comissão de Divulgação da SJA. A inscrição poderá ser efetuada somente com a doação de uma lata de leite em pó integral.

Todas as inscrições deverão ser feitas na Central de Atendimento da OAB, na rua Senador Feijó, 143 - 1º andar, onde também estarão disponíveis mais informações. Os eventos acontecerão no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 - 1º andar, e dão direito a certificados de participação. As vagas são limitadas.

Informações para a Imprensa nos telefones 3291-8175/82