OAB SP resgata história de lideranças negras


14/05/2003

OAB SP resgata história de lideranças negras

“Neste momento histórico, em que o presidente da República indica o primeiro ministro negro para o Supremo Tribunal Federal, Joaquim Benedito Barbosa Gomes , a OAB SP também traz a sua contribuição, promovendo o resgate de uma parte importante de sua história, ou seja, a contribuição de lideranças negras na construção da Advocacia Paulista”, diz Carlos Miguel Aidar, presidente da OAB SP, sobre a “Reparação Histórica”, que a Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios (Conad) realiza, no dia 29 de maio, com a inserção na galeria de presidentes da Ordem das fotografias de Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da Seccional Paulista, e de Francisco Gê Acaiaba Montezuma, advogado e intelectual negro, fundador da OAB. O evento será no salão nobre da OAB SP, às 18h30.

O presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado, fará um pronunciamento, assim como a secretária-geral adjunta da OAB SP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente. Para ela, essa reparação é importante porque dá visibilidade à contribuição do negro ao mundo jurídico. “ Os advogados, estagiários e demais operadores do Direito precisam conhecer o trabalho dessas lideranças. A Comunidade de afro-descendentes precisa desses heróis concretos, uma vez que Zumbi está muito mitificado”, diz Prudente.

A coordenação do evento é da presidente da Conad, Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, que coordenou a pesquisa e resgate dos homenageados, e da coordenadora da Subcomissão de Promoções Culturais, Carmen Dora de Freitas Ferreira. A “Reparação Histórica” também comemora o segundo ano de atuação da Conad.

Mais informações pelos telefones (11) 3116-1091/1098, na rua Senador Feijó, 143 - 3º andar, ou pelos e-mails: kcorrea@oabsp.org.br ou conad@oabsp.org.br.