Mesa redonda sobre trabalho e inclusão


28/05/2003

Mesa redonda sobre trabalho e inclusão

Amanhã (29), às 8h30, a OAB SP realizará uma mesa redonda sobre o &#8220;Trabalho Associativo - Uma Ferramenta de Inclusão&#8221;. O evento acontecerá no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 - 1º andar - Centro, e contará com a presença de vários especialistas sobre o assunto. O debate está sendo promovido pela Comissão Especial de Direitos e Defesa dos Interesses Jurídicos de Deficientes da OAB SP, pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiências dos Funcionários do Banco do Brasil (Apabb), Atrium São Paulo Consultores, Pastores Advogados e Federação das Cooperativas do Estado de São Paulo (Fetrabalho/SP). <br><br>

A abertura será comandada por Alan Cortes de Lucena, presidente da Comissão da OAB SP e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência do Ministério da Justiça, e Messias Tavares, diretor de Comunicação da Apabb, conselheiro da Associação de Deficientes Motores de Pernambuco, ex-coordenador da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), ex-membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência do Ministério da Justiça. <br><br>

Também estarão na solenidade de abertura: João Batista Ramalho, presidente da Cooperativa de Trabalho Adm. do Estado de São Paulo (Cooperintel), diretor de desenvolvimento e projetos da Fetrabalho/SP; coordenador da Comunidade Ativa de Profissionais Especiais - Cooper Social; José Eduardo Gibello Pastore, sócio-diretor da Pastore Advogados, mestrando em Direito do Trabalho pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo, especialista em trabalho associativo e cooperativas em geral, sócio-fundador da Associação Internacional de Direito Cooperativo, com sede na Espanha, e Bernadete Mello, engenheira eletrônica, diretora de planejamento da Atrium São Paulo Consultores e sócia-benemérita do Instituto de Apoio à Criança e ao Adolescente com Doenças Renais (Icrim).
<br><br>
Participam do debate além de José Eduardo Gibello Pastore e Messias Tavares, que será o mediador: José Pastore, sociólogo, especialista em relações do trabalho e desenvolvimento institucional, professor aposentado da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP; Hélio Carneiro, economista, delegado da Apabb do Núcleo da Bahia, fundador e ex-presidente da Cooperativa de Trabalho de Profissionais Autônomos e Liberais (Coolabora) - de âmbito nacional, fundador e ex-diretor da Associação Brasileira de Anistiados Políticos (ABAP), e fundador e ex-presidente do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-BA); Siomara Manara, presidente da Cooper Social, e Ricardo Bocardi, advogado, sócio do Bocardi e Gonzales Advogados, especialista em processo tributário pela PUC/SP e consultor jurídico da Fetrabalho.
<br><br>
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo telefone (11) 3105-3439 ou e-mail: eventocooperativa@apabb.com.br. A programação pode ser conferida nos sites www.oabsp.org.br ou www.apabb.com.br/trabalhoassociativo.