Congresso Triangulino de Advogados


07/08/2003

Congresso Triangulino de Advogados

A Seccional de Minas de Gerais da OAB promove, de 11 a 13 de setembro, em Uberaba, o III Congresso Triangulino de Advogados, sob o tema “Tendências das Ciências Criminais”. O congresso acontece no Centro de Eventos da Cidade de Uberaba (Av. Leopoldino de Oliveira, 3433, Centro) e será presidido por Marcelo Leonardo, presidente da OAB MG. A Comissão Executiva é composta por Alexandre de Sousa Pires, presidente da 14ª Subseção da OAB MG; Roberta Toledo Campos, professora da UNIFRAN; e pela Escola Superior de Advocacia da OAB MG (Comissão de Eventos).

O evento será aberto às 19 horas do dia 11, com homenagens especiais ao presidente nacional da OAB, Rubens Approbato Machado; e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Às 20h30, Edson Freire Odwyer, advogado criminalista e professor titular da UFCe falará sobre “Advocacia Criminal, Uma Escola de Cidadania”.

A manhã do dia 12 começa, às 9 horas, com o tema “Novas Tendências do Direito Penal”, defendido por Marcelo Leonardo, advogado criminalista, presidente da OAB MG e professor da UFMG. Às 10h30, Alberto Zacharias Toron, advogado criminalista, professor de Direito Penal da PUC SP e doutor em Direito Penal pela USP falará sobre “A Mídia e o Sistema Penal”.

Às 14 horas haverá um painel sobre “Reforma Processual Penal”, com a participação de Hermez Vilchez Guerrero, advogado criminalista, secretário geral da OAB MG e professor da UFMG; Jane Silva, desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, professora na área Criminal da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes; Daniela Villani Bonaccorsi, mestre em Direito Processual Penal e professora de Direito Penal no Instituto Isabela Hendrix, na UNI-BH e na PUC MG; Cláudio Fontoura, advogado criminalista, com especialização em Criminologia na Universidade de Frankfurt e em Lógica Pura pela Universidade de Cambridge, professor de Direito Penal da UNIUBE; e Júlio Cesar Ferreira da Fonseca, advogado criminalista em Uberaba.

Às 16 horas haverá um painel sobre “Delitos Ambientais”, com a participação de Mário de Lacerda Werneck Neto, advogado ambientalista, professor da Escola Superior de Advocacia e conselheiro da OAB MG; Silvana Lobo, advogada em Belo Horizonte e professora da Escola Superior de Advocacia; Adilson Rocha, advogado criminalista, professor de Direito Penal, Criminólogo e diretor da CAA MG; Edimar Reis, advogado criminalista, diretor da CAA MG, ex-presidente da Comissão de Defesa e Assistência ao Advogado da OAB MG; Lúcio Aparecido Sousa e Silva, advogado em Belo Horizonte, professor da Escola Superior de Advocacia e conselheiro da OAB MG.

No dia 13, às 9 horas, o tema “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica” será exposto por Cézar Roberto Bitencourt, advogado criminalista e parecerista, doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, Espanha, membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, da Associação Internacional de Direito Penal e do IBCCRIM.

Às 10h30 haverá um painel sobre “Justiça Penal, Psicanálise e Fatores Criminógenos”, com a participação de Sueli Pereira, psicóloga, perita jurídica e professora na Faculdade Milton Campos; Rogério Corrêa, deputado estadual por MG e membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia de MG; Maurício de Oliveira Campos Júnior, advogado criminalista, conselheiro da OAB MG e professor da PUC MG; Roberta Toledo Campos, advogada criminalista, doutoranda em Direito Penal e professora da UNIFRAN; e Leuces Teixeira de Araújo, advogado criminalista e professor da Universidade de Uberaba.

O evento será encerrado às 12 horas, com a entrega dos certificados de participação