OAB SP apresenta sistema de assinatura digital para Sérgio Renault


29/08/2003

OAB SP apresenta sistema de assinatura digital para Sérgio Renault

A OAB SP apresentou, recentemente, ao secretário nacional de Reforma do Judiciário, Sérgio Renault, o sistema de assinatura digital, que foi desenvolvido dentro da entidade, pela Comissão de Informática Jurídica. A implantação do sistema de assinatura digital dos advogados teve início com o Provimento que instituiu o ICP – OAB, em abril do ano passado. A implantação do sistema começou no Conselho Federal e foi expandida para as Seccionais, agilizando e reduzindo, consideravelmente, os custos dos advogados. Com ela, o advogado pode fazer petições junto a um órgão de Brasília, por exemplo.

O secretário nacional da Reforma do Judiciário esteve recentemente em duas oportunidades na OAB SP . No dia 4 de agosto, em reunião com o presidente Carlos Miguel Aidar e integrantes da Comissão Especial de Reforma do Judiciário da Seccional Paulista, para recolher propostas e conhecer os pontos da reforma considerados fundamentais pela Ordem. E, no dia 15 de agosto participou do Seminário sobre Reforma do Poder Judiciário, no Salão Nobre da OAB SP.

A OAB preferiu ser a entidade certificadora dos advogados e desenvolveu um software seguro para garantir a integridade e o sigilo das informações. A experiência mais conhecida de certificação da categoria é a da Ordem de Portugal, que não atua como entidade certificadora e utiliza um convênio com empresa privada para fornecer o serviço.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB-SP, pelos telefones 3105-0465 e 3241-5122, ramal 224.