LIVRO COMEMORA 70 ANOS DA OAB SP


24/10/2003

LIVRO COMEMORA 70 ANOS DA OAB SP

Acontece nesta segunda-feira (27/10), às 16 horas, na sede da OAB SP – Praça da Sé, 385, Sala Vip – o lançamento do livro “ OAB SÃO PAULO - 70 ANOS - IMAGENS DO BRASIL” , comemorativo ao septuagésimo aniversário da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, instalada oficialmente em 22 de janeiro de 1932. “Levamos um ano preparando este livro que conta a trajetória da entidade na defesa das liberdades democráticas e dos direitos individuais e coletivos de todos os brasileiros”, diz Carlos Miguel Aidar , presidente da Seccional Paulista.
Nestes 70 anos, a OAB SP desempenhou papel destacado de “ apoio às justas reivindicações dos movimentos sociais, no combate à corrupção, na luta pela liberdade de expressão e na resistência ao arbítrio durante os períodos ditatoriais” afirma o presidente da Seccional, no prefácio do livro. Para ele, essa febril atividade não é de hoje. “ Desde a época do Brasil Colônia, os advogados brasileiros desempenharam papel relevante na formação e organização das instituições políticas nacionais, constituindo-se em lideranças de destaque na luta pela liberdade, cidadania e legalidade. Uma tradição que a OAB SP, ao longo de seu 70 anos, está sabendo honrar”, diz.
Com texto de Orlando Maretti, “OAB São Paulo - 70 anos ”, reúne detalhes da história da Ordem, desde sua origem, em meio à conturbada década de 30, com um revolução em curso, tendo o autoritarismo do Estado, a expansão da oligarquia e a força do coronelismo como panos de fundo. Segundo o autor, esse quadro representava um desafio à construção do Estado de Direito e do exercício da Advocacia.
A OAB SP hoje é a maior Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, que representa 210 mil advogados inscritos e 180 mil ativos, um terço da Advocacia brasileira, distribuídos por 215 Subsecções. Na OAB SP atuam mais de 40 Comissões, que congregam o maior número de voluntários dentro de uma única instituição. São mais de 20 mil profissionais do Direito que participam de ações voluntárias dentro da Ordem. “ A OAB SP é a maior e mais antiga ‘ONG’ do Brasil, a demonstrar a vocação dos advogados para a defesa da cidadania e o compromisso com a responsabilidade social e a ética”, destaca Aidar.
Em sua segunda parte, a obra reúne uma significativa iconografia dos grandes fatos políticos que ajudaram a construir e consolidar a democracia brasileira e o Estado Democrático de Direito nos últimos 70 anos. O registro começa com a foto de um comício na Praça do Patriarca, onde advogados e estudantes de Direito lideravam manifestações populares em defesa da Revolução Constitucionalista de 32, e passa pela festa nas ruas do Rio de Janeiro comemorando a promulgação da Constituição de 1946; a decretação do AI 5, em 13 de dezembro de 1968; o comício na Praça da Sé, em 25 de janeiro de 1984, que reuniu mais de 200 mil pessoas exigindo eleições Diretas-já; e o protesto da sociedade civil em frente ao Congresso pelo impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992, no qual a OAB teve uma participação decisiva. E termina com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília no início desse ano.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.