SECRETÁRIA DA ANISTIA INTERNACIONAL VISITA OAB SP


06/11/2003

SECRETÁRIA DA ANISTIA VISITA OAB SP

A secretária-geral da Anistia Internacional, Irene Kahn, se reúne, neste sábado, dia 8/11, com a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB SP. Esta é primeira vez que Kahn vem ao Brasil. O objetivo da visita é apurar denúncias de violação aos direitos humanos no País. A secretária-geral da Anistia estará acompanhada de uma delegação de mais oito membros da entidade. Além da CDH da OAB SP, participam da reunião outros organismos de defesa dos direitos humanos. Este será o único encontro público de Kahn em São Paulo. Ela também visitará o Rio de Janeiro e Brasília.
Um dos temas que será discutido na reunião é a violência policial e a existência de grupos de extermínio. O assunto terá exposição de João José Sady, coordenador da CDH da OAB SP; Frederico dos Santos, do Movimento Nacional de Direitos Humanos; Sandra Carvalho, da Justiça Global; e Valdênia Aparecida Paulino, do Centro de Direitos Humanos de Sapopemba. A questão da Febem será apresentada por Ariel de Castro Alves, coordenador do Grupo de Trabalho para Implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) da CDH da OAB SP; e por Conceição Paganele, da Associação de Mães de Crianças e Adolescentes em Risco (AMAR).
Também haverá exposição sobre os problemas ligados ao sistema prisional, feita por Olga Spinosa, do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas (Ilanud) e Dalva Carvalho, da Pastoral Carcerária. Isabel Peres, da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura (ACAT), fará relato sobre casos de tortura.
O encontro com a secretária-geral da Anistia Internacional será realizado no plenário dos conselheiros da OAB SP, à Praça da Sé, 385, 2º andar, a partir das 15h. Também estarão presentes representantes do Grupo Tortura Nunca Mais, Conselho Ouvidor de Direitos Humanos de Cotia, Conectas, Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, Centro Santo Dias de Direitos Humanos e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, entre outras entidades.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da OAB SP pelos telefones 3291-8175/82.