ENCONTRO DE TRABALHO COM A POLÍCIA JAPONESA


12/01/2004

ENCONTRO DE TRABALHO COM A POLÍCIA JAPONESA

No próximo dia 28 de janeiro, às 16 horas, em sua sede , a OAB SP - através do Departamento Cultural e da Comissão de Direitos Humanos - promove um Encontro de Intercâmbio com a Policia Nacional do Japão. Nele, serão debatidos a realidade brasileira, a legislação penal e os sistemas de segurança pública e do Judiciário Brasileiro. “ Nos colocamos à disposição da Polícia Japonesa, que está preocupada com o crescimento da criminalidade em seu país e com a participação de imigrantes brasileiros na evolução do quadro de delinqüências”, afirma o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Para a delegada Elisabeth Massuno, coordenadora do intercâmbio entre a Polícia Civil do Estado e a Polícia Nacional do Japão, este Encontro, que conta com o apoio do Consulado japonês, será esclarecedor, porque há duas décadas o Japão vem recebendo descendentes de japoneses e suas famílias,somando hoje cerca de 265 mil imigrantes. "Na maioria das vezes, o que os brasileiros alegam é desconhecimento sobre as diferenças existentes entre as leis dos dois países. No Japão, por exemplo, usar drogas é considerado crime, sendo que o suspeito é obrigado a concordar em realizar exames,”, explica Massuno.

A delegada também acredita que a troca de experiência entre os advogados brasileiros e os policiais japoneses será um elemento importante para aprimorar o trabalho da Polícia Judiciária japonesa, que vem enfrentando o crescimento do quadro de violência em seu país. Segundo ela, há também grande preocupação dos japoneses em conhecer a atuação do crime organizado no País.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.