D´URSO ELOGIA PERFIL DE BUSATO


25/01/2004

D´URSO ELOGIA PERFIL DE BUSATO

Os conselheiros da OAB SP compareceram maciçamente à votação para o Conselho Federal, que aconteceu hoje (25/1), no prédio sede da Ordem, na Praça da Sé. O pleito teve início às 14 horas, sob a direção do presidente da Seccional Paulista, Luiz Flávio Borges D´Urso. Ao todo, votaram 60 conselheiros, entre titulares e suplentes. A mesa dos trabalhos contou, ainda, com presença da vice-presidente da OAB SP, Márcia Regina Machado Melaré; do secretário geral, Arnor Gomes da Silva Junior, do secretário geral ajunto; José Wellington Pinto, e do diretor tesoureiro, Marcos da Costa. A conselheira Tallulah Carvalho atuou como fiscal. Às 17 horas, o presidente D´Urso determinou a lacração da urna e início da apuração. Em seguida, proclamou o resultado: vitória da chapa “Unidade Ética”, liderada por Roberto Antonio Busato, com 59 votos e uma abstenção.

O presidente da Seccional de São Paulo, a maior do país com mais de 200 mil advogados inscritos, Luiz Flávio Borges D´Urso, considerou a eleição do advogado Roberto Antonio Busato positiva por dois motivos. O primeiro pela obtenção de consenso na formação de uma chapa única para disputar o Conselho Federal. “Este fato coroa a gestão Rubens Approbato Machado , que conseguiu unir os interesses maiores da Advocacia, levando todos os colegas ao apoio de uma chapa única”, diz D´Urso.

O segundo fator, apontado por D´Urso, é ter o presidente eleito do Conselho Federal perfil ideal para o cargo. “ Trata-se de advogado de renove nacional. Tem história na OAB do Paraná e relevantes serviços prestados junto ao Conselho Federal, inclusive em sua Diretoria. Reúne condições profissionais, associativas e pessoais que nos leva a ter uma grande tranqüilidade e muita esperança de que fará uma excelente gestão. Os demais integrantes da diretoria, de diferentes pontos do País, também trazem diversidade e representam o que a Advocacia Brasileira tem de melhor”, completa D´Urso.

A exemplo do presidente da OAB Paulista, Luiz Flávio Borges D´Urso, com 43 anos, Roberto Antonio Busato, 49 anos, é um dos mais jovens advogados a chegar à presidência do OAB. Este poderá ser mais um fator de aproximação entre os dois presidentes. D´Urso pretende trabalhar em conjunto com o novo presidente do Conselho Federal. “Esperamos levar a efeito uma série de compromissos e propostas, que assumimos durante a campanha, e que dependerá de gestões junto ao Congresso Nacional. É o caso, por exemplo, de projeto que torna obrigatória a presença dos advogados em todos os atos processuais”, afirma D´Urs

O processo eleitoral para o Conselho Federal da OAB é definido pela Lei 8.906 (Estatuto da Advocacia), seu Regulamento Geral e pelo Provimento n° 86/97. Todos os membros dos Conselhos Seccionais têm direito a voto, mas cada Seccional da OAB corresponderá a um voto na contagem geral. O resultado será proclamado pela Comissão Eleitoral em Brasília, presidida neste pleito pelo ex-presidente nacional da Ordem, Ernando Uchoa Lima. Os eleitos tomam posse no dia 1 de fevereiro em Brasília.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones (11)3291-8175/82/9995-9796.