Na posse do TRE-SP, D´Urso critica corrupção eleitoral


18/02/2004

Na posse do TRE-SP, D´Urso critica corrupção eleitoral

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participou ontem (17/2) da posse solene do Desembargador Paulo Sunao Shintate como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral e da eleição e posse do presidente e vice presidente do Tribunal. Os juizes da corte eleitoral, utilizaram pela primeira vez a urna eletrônica, escolhendo o desembargador Álvaro Lazzarini para presidir o Tribunal e o desembargador Shintate para ocupar a vice-presidência. Estiveram presentes os ministros do Supremo Tribunal Federal , Sepúlveda Pertence e Sidney Sanchez.

A primeira saudação foi feita pelo juiz Eduardo Muylaert, em nome do Tribunal e dos novos dirigentes. Em seu discurso, ressaltou que o Tribunal Eleitoral de São Paulo é uma corte afinada com o seu tempo , que abrange um universo de mais de 26 milhões de eleitores, distribuídos por 60 mil seções eleitorais. Destacou, ainda, a importância que o TER -SP empresta à questão da prestação de contas eleitoral, indo além da questão formal e verificando despesas e receitas reais dos candidatos.

Também fez uso da palavra a representante da Procuradoria Regional Eleitoral, Fátima Aparecida de Souza Borghi, que enfatizou o perfil empreendedor do desembargador Álvaro Lazzarini, chamando a atenção para sua competência jurídica e para os desafios que o novo cargo trará aos empossados.

Na seqüência, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, fez a saudação em nome da Advocacia. Ele destacou que a Justiça Eleitoral, desde sua criação, em 1932, tem contribuído para o fortalecimento da democracia e da transparência do processo eleitoral. “ Partidos, atores e sociedade organizada, na qual a Ordem dos Advogados do Brasil exerce historicamente missão de liderança, haverão de se unir contra qualquer espécie de corrupção, contra as ilicitudes, as teias intestinas de poder, que acabam solapando o espaçoso terreno da administrações públicas”, afirmou D´Urso.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.