D´URSO CONVIDA LULA PARA POSSE SOLENE


05/03/2004

D´URSO CONVIDA LULA PARA POSSE SOLENE

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, juntamente com toda diretoria convidar pessoalmente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para participar de sua posse solene, que acontece no próximo dia 10 de março, às 19 horas, na Sala São Paulo. O encontro aconteceu no gabinete regional da Presidência, na Avenida Paulista.

A conversa foi bastante informal e o presidente Lula ficou impressionado com o número tão alto de chapas, oito ao todo, que concorreram às últimas eleições da OAB SP. O presidente D´Urso explicou que tal fato se deveu ao aumento da politização da classe e à renovação de lideranças, apontando haver a mesma sinergia entre a sua candidatura e a de Lula, porque empolgaram os eleitores e trouxeram grande número de eleitores para comemorar a vitória.

O tema predominante do encontro foi a Reforma do Judiciário. O presidente Lula afirmou que a Nação quer a reforma e o Executivo está empenhado nesta mudança pela necessidade de democratizar a Justiça brasileira, impor mais agilidade e proceder ao seu controle externo, a qualquer desvio ético-administrativo, preocupações que ele tem reportado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa. Lula chegou a citar um exemplo pessoal para enfatizar e criticar a morosidade da Justiça brasileira. Ele levou mais de 10 anos para receber o reembolso do INSS no caso do acidente de um filho, atendido em hospital particular.

O presidente D´Urso também ponderou sobre a necessidade da reforma da Justiça brasileira e de seu controle externo, apontando que o Judiciário enquanto poder precisa ser transparente, uma vez que rege dinheiro público e sua administração precisa ter o acompanhamento da sociedade. “Não se quer cercar ou tocar nas prerrogativas dos juizes, mas é necessário melhorar a Justiça brasileira”, disse. Também chamou a atenção para a necessidade de um aparelhamento adequado do Judiciário e de uma reforma legislativa no tocante aos recursos.

Mais informações na Assessoria de Imprensa, pelos telefones 3291-8175/82.