OAB SP E BOVESPA PROMOVEM EVENTO PARA A MULHER ADVOGADA


07/06/2004

OAB SP E BOVESPA PROMOVEM EVENTO PARA MULHER ADVOGADA

Os presidentes da OAB SP e da Bovespa, Luiz Flávio Borges D´Urso e Raymundo Magliano Filho, abrem o seminário “ A Mulher Advogada e o Mercado de Capitais”, que acontece no dia 18 de junho, às 9h30, na Bovespa. Dois assuntos estarão na pauta: a voz decisiva da mulher no direcionamento dos investimentos familiares e as possibilidades do mundo financeiro como frente de trabalho para as advogadas. O público será constituído por mulheres advogadas e integrantes da cúpula diretiva da OAB SP: a vice- presidente, Márcia Regina Machado Melaré, 10 conselheiras seccionais, 309 diretoras de Subsecções e cinco presidentes de Comissões. “No plano nacional, as mulheres constituem maioria nos quadros da OAB, com mais de 50% dos advogados com até cinco anos de formados, formando um universo de 59.630 profissionais mulheres contra 58.448 homens”, afirma D´Urso.

Marcia Melaré lembra que foi uma recente pesquisa de opinião pública, realizada pela Bovespa, que revelou a crescente participação das mulheres brasileiras no orçamento familiar, cabendo a elas a definição sobre quanto e onde investir parte da renda . “Uma grande parcela do universo feminino deseja poupar recursos, constituindo a Bolsa ainda em um território de desconhecido, uma vez que apenas 2% da população brasileira investe em ações. Ou seja, é louvável a proposta da Bovespa de popularizar o mercado de capitais e buscar, entre outras, a parceria da OAB SP nesse sentido”, diz Melaré.

A vice-presidente também vê o setor financeiro como promissor mercado de trabalho para as advogadas. “Há os que criticam a forte presença do Estado no mercado financeiro, impondo seu ponto de vista sobre os princípios desse mesmo mercado. Mas ainda buscamos um sistema regulatório eficaz, capaz de fiscalizar e punir abusos, com a devida independência e rapidez, dando garantias aos investidores e que , ao mesmo tempo, assegure a possibilidade da exeqüibilidade de um novo contrato social, que contemple a questão social “, diz. Ela lembra que expressivos advogados ocuparam o cargo de presidentes da Comissão de Valores Mobiliários e acredita que a Advocacia pode colaborar para atingir essa meta ideal na regulação do mercado de capitais.

Mais informações e inscrições nos telefones 3291-8251/52.