RODADA DECISIVA SOBRE PLANOS DE SAÚDE


18/08/2004

RODADA DECISIVA SOBRE PLANOS DE SAÚDE

OAB-SP promove reunião decisiva para discutir planos de saúde

O presidente da OAB-SP – Luiz Flávio Borges D’Urso - realiza, nesta quinta-feira (19/8), às 10 horas, na sede da Ordem (Praça da Sé, 385), a quarta e decisiva reunião de trabalho com representantes das empresas de saúde privada, de entidades de defesa do consumidor e de associações médicas para discutir saída para a crise dos planos de saúde. “Precisamos definir o índice de reajuste dos planos de saúde antigos com máxima urgência, porque na última quinta-feira, a Justiça derrubou liminar que determinava a suspensão do processo de migração e adaptação de contratos antigos para novos”, diz D’Urso.

O Procon (Fundação de Defesa do Consumidor) e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) analisaram em parceria a proposta para reajuste anual dos planos de saúde de 28,5%, apresentada pela OAB-SP, e decidiram não aceitá-la, alegando que deve prevalecer o índice oficial de reajuste de 11,75% apresentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Como o problema recai nos contratos antigos, OAB-SP propôs transformá-los em contratos novos, aplicando um reajuste médio de 15%. Depois desta transformação, seria aplicado o reajuste 11,75% da ANS, o que daria um reajuste total de 28,5%, isonômico, para todos os contratos. Com essa medida, o presidente da OAB-SP esperava solucionar o impasse, com um reajuste justo tanto para os usuário, como para o sistema de saúde privada.

Estão confirmadas as presenças de representantes da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP.

Mais informações na Assessoria de Imprensa da OAB-SP: tel. 3291-8179/8182.