IASP COMEMORA 130 ANOS COM UM CONGRESSO


29/11/2004

IASP COMEMORA 130 ANOS COM UM CONGRESSO

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) está comemorando 130 anos de fundação. Para marcar da data, o Instituto promove o Congresso Internacional de Direito, que tem como tema “Os desafios do Direito na sociedade contemporânea: Justiça, Desenvolvimento e Democracia”. O evento ocorre de 29 de novembro a 1º de dezembro, no auditório da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo). Serão 12 painéis e duas palestras, uma do professor Mario Losano (Universidade de Milão) e a de encerramento do congresso, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

No dia 29, além da sessão solene de abertura com o presidente do IASP, Tales Castelo Branco, haverá os painéis sobre Direito Constitucional – “Uma ampla revisão constitucional” (Cláudio Lembo e Ives Gandra da Silva Martins); sobre Direito Penal – “Desafio: integração dos participes na administração da Justiça” (Tales Castelo Branco, Miguel Reale Júnior e Ivette Senise Ferreira); sobre Judiciário – “O Judiciário e seu papel na sociedade contemporânea” (juiz José Renato Nalini e Charles Cole, professor da Universidade Samford); Teoria/filosofia do Direito – “Teoria do Direito no cenário contemporâneo de uma sociedade globalizada” (Celso Lafer, Tercio Sampaio Ferraz Júnior e Mario Losano, professor da Universidade de Milão).

No dia 30, painel sobre Direito Administrativo – “Parcerias Público-Privadas e Desenvolvimento” (Adilson Abreu Dallari e Carlos Ari Sunfeld); sobre Direito Internacional – “Diversidade institucional e Direito Internacional antitruste” (Alberto do Amaral, Celso Fernandes Campilongo em Harry First, da Universidade de Nova York); Direito Tributário – “Tributação e solidariedade social” (Geraldo de Camargo, Marco Aurélio Greco e Cláudio Sacchetto, da Universidade de Turim); Arbitragem – “A arbitragem e as empresas públicas: eliminando barreiras ao desenvolvimento” (Arnoldo Wald e Diego Corapi, da Universidade de Roma). O professor Mario Losano, da Universidade de Milão, faz a palestra de encerramento.

No último dia do evento, haverá mais quatro palestras. Direito do Trabalho – “Greve nos serviços públicos – ausência de regulamentação no Brasil e a questão de ordenamentos jurídicos da Itália e Argentina” (Amauri Mascaro Nascimento, Giuseppe Pellacani, da Universidade de Modena, e Hugo Roberto Mansueti, da PUC de Buenos Aires); Direito do Consumidor – “Um diálogo da União Européia com o Mercosul” (desembargador Newton de Lucca, Ricardo Lorenzetti, da Universidade de Buenos Aires, e Norbert Reich, da Universidade de Bremen); Processo Civil – “Os desafios do contencioso de massa: ações coletivas, processos-modelo e súmulas vinculantes” (Cândido Rangel Dinamarco e Leonardo Greco); Direito Civil – “O Código Civil e a Constituição – seus princípios e reflexos” (Ranan Lotufo, Gustavo Tepedino e Miguel Reale). O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz a palestra de encerramento, às 18 horas.

Mais informação: tel. 5531-0847 ou www.iasp130anos.com.br