DEBATE SOBRE RACISMO NA INTERNET


14/04/2005

DEBATE SOBRE RACISMO NA INTERNET

A Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB SP (Conad), com apoio da Comissão de Segurança Pública e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, estará promovendo um debate sobre “Crime de Racismo por Meio Virtual”, no dia 19 de abril, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Há cerca de três meses uma família de negros foi alvo de mensagens ofensivas e preconceituosas no site Orkut. O caso tornou-se público e obteve grande repercussão depois que as vítimas procuraram uma ONG para denunciar o caso e foram encaminhados à Secretaria Especial de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Governo Federal.

O evento reúne como palestrantes: Inês da Silva Cunha, delegada de polícia e coordenadora do Gradi (Grupo de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância), e Christiano Jorge dos Santos, promotor de justiça e membro do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) que abordarão a “Atuação da Polícia na Investigação dos Crimes Cometidos em Ambientes Virtuais” e “A Visão do Ministério Público nos Crimes Cometidos em Ambientes Virtuais”, respectivamente. Marco Antonio Zito Alvarenga, presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB SP, fará a abertura da palestra.

As inscrições devem ser feitas no setor de atendimento da Ordem (Praça da Sé, 385, térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.