DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DOS ACIDENTES PELO TRABALHO


14/04/2005

DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DOS ACIDENTES PELO TRABALHO

O Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, o Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, a Associación Latinoamericana de Abogados Laboristas e o Movimento 28 de Abril promovem o evento “Dia Internacional das Vítimas dos Acidentes e Doenças pelo Trabalho".

O objetivo do evento é lembrar as vítimas do produto no Tribunal do Amianto e acontecerá no dia 28 de abril, às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95, Centro).

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas e o Brasil é um dos principais produtores mundiais do produto. Segundo organismos nacionais e internacionais de saúde, o amianto pode causar câncer do pulmão, da pleura e do peritônio, assim como outras doenças em pessoas expostas ao produto.

A lei 10.813 de 2001 proibiu a importação, a extração, o beneficiamento, a comercialização, a fabricação e a instalação, no Estado de São Paulo, de produtos ou materiais contendo qualquer tipo de amianto.

O evento tem apoio da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, da Fundação Osvaldo Cruz - Fiozruz - Cesteh/Ministério da Saúde, Brasil Sustentável, ONG CTA/ Projeto Bece - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, Movimento Mulheres pela P@Z, Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região e Rede Justiça Ambiental.

Informações e inscrições, no Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo (SASP) pelo telefone 3105-2516 ou pelo site, www.adv@terra.com.br; e na Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado de São Paulo, pelo telefone 3328-8176/3329-8389/3328-8167 ou pelo site aatsp@aatsp.com.br.