SECCIONAL SELECIONA COLABORADORES VOLUNTÁRIOS ATÉ 15 DE JUNHO


13/05/2005

SECCIONAL SELECIONA COLABORADORES VOLUNTÁRIOS ATÉ 15 DE JUNHO

O Conselho do Jovem Advogado da OAB-SP e a Comissão de Direito Internacional da OABSP irão selecionar 30 bacharelandos do curso de Ciências Jurídicas e Sociais para atuar como membros colaboradores voluntários.

O objetivo é propiciar aos bacharelandos engajamento em pesquisa científica nas áreas de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Econômico, Direito Internacional do Desenvolvimento, Direito do Comércio Internacional, Direito da Integração e Direito do Mercosul.
Os estudantes também irão ajudar os advogados da Comissão realizando pesquisas, além de desenvolver iniciativa e responsabilidade no trabalho.

Para participar da seleção é necessário que o bacharelando seja graduando em Direito, a partir do 3° semestre, no ano letivo de 2005, tenha disponibilidade para colaboração não remunerada, tais como auxiliar em tarefas pontuais de pesquisa e/ou organização de eventos e ter domínio pleno da língua inglesa (e outros idiomas estrangeiros), informática e ferramentas de pesquisa na internet. No processo seletivo será levado em conta a excelência de desempenho acadêmico e do equilíbrio, por gênero e cumprimento de créditos referentes ao semestre letivo dos candidatos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho, no endereço eletrônico jovemadvogado@oabsp.org.br, contendo ficha de inscrição preenchida (anexo I) e currículo atualizado no corpo do texto da mensagem eletrônica. Entre os dias 20 e 24 de junho, será feita uma pré-seleção, quando 50 bacharelandos serão chamados, no dia 27 de junho, para participar de entrevista, que será realizada entre os dias 28 de junho e 4 de julho. Desses 50, 30 serão escolhidos. O resultado oficial será divulgado no dia 5 de julho. Os candidatos pré-selecionados serão informados por e-mail e deverão apresentar documentos comprobatórios das informações contidas no currículo.



Veja o edital:



SELEÇÃO DE MEMBROS COLABORADORES VOLUNTÁRIOS JUNTO À

COMISSÃO DE DIREITO INTERNACIONAL DA OAB-SP





O Presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e de acordo com a solicitação apresentada à DD. Presidência do Conselho do Jovem Advogado da Seção de São Paulo, realizada em 7 de setembro de 2004, torna público o presente Edital que dispõe sobre a Seleção de Membros Colaboradores Voluntários e sobre os devidos procedimentos para elegibilidade.





1. DOS OBJETIVOS DA SELEÇÃO DE MEMBROS COLABORADORES VOLUNTÁRIOS



A Seleção de Membros Colaboradores Voluntários para a Comissão de Direito Internacional objetiva:



· Propiciar aos bacharelandos do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais o engajamento em pesquisa científica nas áreas de Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Internacional Econômico, Direito Internacional do Desenvolvimento, Direito do Comércio Internacional, Direito da Integração e Direito do Mercosul;



· Instrumentalizar a ajuda aos Advogados Membros da Comissão de Direito Internacional mediante pesquisas realizadas pelos Membros Colaboradores Voluntários, incentivados pelas propostas apresentadas nas diversas áreas do Direito Internacional;



· Permitir que os Membros Colaboradores Voluntários possam desenvolver a compreensão do comprometimento, da iniciativa e da responsabilidade do trabalho intelectual, essencial à formação do operador do Direito Internacional;





· Contribuir fortemente para o desenvolvimento da capacidade de trabalho flexível, autônomo e em grupo, sempre com foco especial em uma determinada área do Direito Internacional, para utilização em sua futura atuação profissional.









2. DO NÚMERO DE VAGAS



Serão destinadas 30 (trinta) vagas para participação de bacharelandos como Membros Colaboradores Voluntários da Comissão de Direito Internacional.





3. DOS PRÉ-REQUISITOS À CANDIDATURA



Os candidatos a Membros Colaboradores Voluntários da Comissão de Direito Internacional deverão atender os seguintes pré-requisitos:



a) Ser graduando em Direito, a partir do 3º. Semestre, no ano letivo de 2005;

b) Ter disponibilidade para colaboração não remunerada, tais como auxílio em tarefas pontuais de pesquisa e/ou organização de eventos, quando for instado para tanto, em datas a serem fixadas pelos Membros da Comissão de Direito Internacional;

c) Ter domínio pleno da língua inglesa (e outros idiomas estrangeiros), informática e ferramentas de pesquisa na Internet.





4. DAS INSCRIÇÕES



Os candidatos deverão encaminhar, até o dia 15 de JUNHO de 2005, ao endereço eletrônico jovem.advogado@oabsp.org.br, a seguinte documentação:



a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I);

b) Curriculum vitae no corpo do texto da mensagem eletrônica (email).



Salvo no caso expressamente previsto neste Edital, não será admitida a inscrição de candidato posteriormente à data retro mencionada.





5. DO PROCESSO SELETIVO



Caberá ao Conselho do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo (OAB/SP), segundo diretrizes estabelecidas conjuntamente com a Comissão de Direito Internacional, compor o Colegiado para Seleção dos candidatos.



Na definição de vagas, o processo seletivo levará em conta, entre outros, os requisitos de excelência de desempenho acadêmico e domínio do idioma inglês, de informática e das ferramentas de pesquisa na Internet além do equilíbrio, por gênero e cumprimento dos créditos referentes ao semestre letivo dos candidatos.



Serão pré-selecionados 50 (cinqüenta) bacharelandos para participação de entrevista de seleção, que ocorrerá na sede da Seccional paulista da Ordem dos Advogados.



Os candidatos pré-selecionados serão informados por mensagem de texto eletrônica (email) individual e confidencialmente. Deverão apresentar na entrevista os documentos comprobatórios das informações contidas no Curriculum vitae, tais como registro e histórico escolar e expertise no idioma inglês.



A entrevista será conduzida pelo Colegiado para Seleção de candidatos e contará com a presença de representantes da Comissão de Direito Internacional e do Conselho do Jovem Advogado.





6. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO



O processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:



Período de Inscrições até 15 de junho de 2005

Pré-seleção 20 de junho a 24 de junho de 2005

Divulgação dos resultados de pré-seleção 27 de junho de 2005

Entrevistas de Seleção 28 de junho a 4 de julho de 2005

Divulgação oficial dos resultados 5 de julho de 2005





7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO OFICIAL



O resultado oficial do nome dos 30 (trinta) Membros Colaboradores Voluntários será divulgado durante evento a ser realizado pelo Conselho do Jovem Advogado e pela Comissão de Direito Internacional, no dia 31 de maio de 2005, que contará com a presença dos Presidentes dos referidos órgãos.





8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS



Os Certificados de participação como Membro Colaborador Voluntário, atestando o total de horas de dedicação e o caráter não empregatício e não remuneratório das atividades, serão emitidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.



Os casos omissos serão resolvidos pelos Presidentes da Comissão de Direito Internacional e do Conselho do Jovem Advogado, ambos da Secção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil.





São Paulo, 25 de abril de 2005.



EDUARDO CARVALHO TESS FILHO

Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/SP



FÁBIO ROMEU CANTON FILHO

Presidente do Conselho do Jovem Advogado da OAB/SP