PRESIDENTE DA SUBSECÇÃO DE JACAREÍ É ASSASSINADO


10/06/2005

PRESIDENTE DA SUBSECÇÃO DE JACAREI É ASSASSINADO

O advogado Angelo Maria Lopes Filho, presidente da Subsecção de Jacareí, foi assassinado com quatro tiros, em um semáforo entre as ruas Alfredo Schurin e Antonio Afonso, quando dirigia sua pick-up, na noite da última quinta-feira (9/6), no centro daquela cidade. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de bombeiros, mas já chegou sem vida à Santa Casa de Jacareí. Durante a madrugada, o caso foi acompanhado, in loco, pelo diretor tesoureiro da OAB SP, Marcos da Costa; pelo conselheiro federal, Orlando Maluf Haddad, representando o Conselho Federal, e por outros conselheiros do Vale do Paraíba.

" Os advogados de São Paulo e do Brasil estão enlutados com mais este bárbaro assassinato de um colega. É uma grande perda para a advocacia, que tinha no jovem presidente uma liderança incontestável, um profissional exemplar além de uma criatura humana extraordinária.A dor desta morte brutal só pode encontrar conforto na lembrança de uma vida digna, honesta e querida por todos os seus colegas e amigos", afirmou o presidente da Seccional Paulista, Luiz Flávio Borges D´Urso, que determinou à Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas de Homicídio da OAB SP o acompanhamento das investigações.

Angelo Maria Lopes Filho tinha 38 anos e estava cumprindo seu segundo mandato à frente da 46. Subsecção de Jacareí para o triênio 2004/2006. Segundo seus colegas, ele tinha um perfil agregador e dinâmico. Entre os projetos que mais acalentava, estava o curso Defensores da Cidadania, promovido em parceria com a prefeitura local, destinado a informar os munícipes sobre seus direitos. " Mais uma vez a violência ceifou uma vida e uma carreira brilhante, que ainda tinha significativa contribuição a dar à Advocacia e à cidadania", ponderou D´Urso.

De acordo com o presidente D´Urso, pelos contatos com a Diretoria da Subsecção e com as autoridades policiais locais, ainda não se sabe o motivo do crime.Lopes Filho atuava na área Cível. " OAB-SP vai acompanhar as investigações exigindo das autoridades competentes que esse crime seja desvendado para que tenhamos a punição do assassino. Em nome dos 250 mil colegas deste Estado, lamentamos essa irreparável perda apresentando nossos sentimentos aos familiares.Para cada advogado tombado levantam-se 250 mil outros colegas, clamando por justiça e mais segurança para a população de São Paulo", afirmou D´Urso.

O velório de Angelo Maria Lopes Filho está sendo na Loja Maçônica Integridade e Justiça, à Rua Valdemar Brandineli 186 - Centro de Jacareí e o enterro será realizado, nesta sexta-feira, às 16horas do Cemitério do Avareí - na Rua Avareí, na mesma cidade, quando o presidente D´Urso, diretores e conselheiros fazem a última homenagem ao presidente da Subsecção.