EVENTOS COMEMORAM MÊS DO ADVOGADO


05/08/2005

EVENTOS COMEMORAM MÊS DO ADVOGADO

EVENTOS COMEMORAM MÊS DO ADVOGADO

Para comemorar o Mês do Advogado, a Seccional Paulista da OAB promove uma série de eventos para marcar a data. A Quarta Romaria dos Advogados ao Santuário Nacional de Aparecida, neste sábado (6/8) - que já integra o calendário religioso da cidade - abre as comemorações de agosto. “Neste 11 de agosto, data de instalação dos cursos jurídicos no Brasil, a Advocacia não tem muito a comemorar , porque está mantendo várias frentes de luta, seja contra a baixa qualidade do ensino jurídico, que se reflete diretamente no índice de reprovação de inscritos nos exames da OAB-SP; contra as invasões ilegais dos escritórios de advogados, violando as prerrogativas profissionais e frente a grave crise política que ameaça atingir as instituições”, afirma Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP.

Na próxima semana, a OAB-SP promove a ‘Semana Jurídica’, com quatro palestras que abordam temas de interesse da categoria. Serão nos dias 8, 9 10 e 11 (Dia do Advogado), sempre às 19 horas, no Salão Nobre da Seccional (Praça da Sé, 385, primeiro andar). O presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D´Urso, será responsável pelo pronunciamento de abertura do evento. Em seguida, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e ex-presidente da Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo), Carlos Biasotti faz a conferência inaugural “Advocacia: Grandezas e Misérias”. Após da palestra, Biasotti fará o lançamento do livro “Tributo aos Advogados Criminalistas – Coletânea de Escritos Jurídicos”.
No dia 9, Tales Castelo Branco, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e membro do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, expõe o tema “Advogado: Vida e Comportamento”. No dia 10, “Estado Democrático de Direito e o Combate a Criminadade” será o tema da palestra de Marco Antônio Marques da Silva, desembargador do TJ, professor da PUC-SP e presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal – ABDCrim. Rubens Approbato Machado, conselheiro federal emérito e conselheiro nato da Seccional paulista da OAB, fará palestra de enceramento do ciclo comemorativo: “Reforma do Judiciário”. E no dia 11 de agosto, 18 horas, no Mosteiro São Bento, acontece um ato ecumênico para todos os advogados.
No dia 14, a OAB-SP e a CAASP (Caixa de Assistência do Advogado de São Paulo), em parceria com a Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), promovem a 10ª Corrida do Centro Histórico de São Paulo, etapa do Circuito Corpore. Com previsão de seis mil participantes, a prova terá cerca de 8 km quilômetros de extensão, com saída e chegada na Rua Libero Badaró. Largada às 8 horas. Essa prova vale para o Ranking Corpore Associados e Empresas e dará troféus para os cinco primeiros colocados, masculino e feminino, na categoria geral e na categoria advogados.
No percurso da corrida estão alguns dos mais importantes monumentos e pontos turísticos do centro da cidade, que passa por um intenso processo de revitalização. Entre os mais importantes estão: o prédio da Prefeitura Municipal, a Catedral da Sé, a sede da OAB-SP, o Tribunal de Justiça, o Pátio do Colégio, o Mosteiro de São Bento e o Teatro Municipal. “Essa corrida será um motivo para aproximação e de celebração de toda uma categoria, que soma 250 mil profissionais em todo Estado e com poucas oportunidades de se encontrar fora do ambiente de trabalho. Além da confraternização, teremos um dia para esquecer os muitos transtornos que a Advocacia paulista vem enfrentando com a onda de invasões de escritórios, prisões de advogados e o desrespeito dos direitos e das prerrogativas da classe”, diz D’Urso.
As comemorações terminam no dia 20, com o tradicional ‘Baile do Advogado’ organizado pela OAB-SP e CAASP. Este ano será realizado na Expo Barra Funda (Rua Tagipuru, 1000, Barra Funda), a partir das 22 horas.