PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE AGOSTO


11/08/2005

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE AGOSTO

O Departamento de Culura e Eventos da OAB SP promove uma série de palestras e seminários durante o mês de agosto, veja a programação abaixo, por tema:


Meio Ambiente
A Comissão de Meio Ambiente da OAB SP e o Grupo de Estudos do Meio Ambiente Artificial realizam o seminário “A Cidade como Bem de Uso Comum de Todos na Visão da Justiça Federal e do Ministério Público”, nos dias 15, 22 e 29 de agosto e 5, 12, 19 e 26 de setembro, sempre às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). A Abertura do evento ficará a cargo de Carlos Alberto Maluf Sanseverino, conselheiro e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP, de Celso Antonio Pacheco Fiorillo, coordenador do Grupo de Estudos do Meio Ambiente Artificial; de Diva Prestes Malerbi, presidente do Tribunal Federal da 3ª Região, de Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora Federal do Tribunal Regional da 3ª Região; e de Sandra Cureau, procuradora federal e coordenadora da 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público da União.
Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral para cada palestra.

ABORTO (cobrir)
A Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB SP e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica promovem, o seminário “O Direito à Vida e à Democracia - o Aborto”, nos dias 15, 16 e 18 de agosto, sempre às 8h30, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). Inscrições na seda da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Políticas afirmativas
A Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios realiza a palestra “Cidadania - Políticas Afirmativas”, no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Cláudio Lembo, vice-governador do Estado de São Paulo, e Mônica Herman Caggiano, chefe de gabinete do vice-governador, serão os expositores. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Direito Trabalhista
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Temas Polêmicos da Execução Trabalhista”, no dia 17 de agosto, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). Sônia Mascaro Nascimento, conselheira efetiva e presidente da Comissão de Defesa da Advocacia - Núcleo Trabalhista, fará a abertura do evento. André Luiz Rodrigues Sitta, membro da Comissão de defesa da Advocacia - Núcleo Trabalhista da OAB SP, será o expositor. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a entrega de uma lata de leite em pó integral.



Direito de Família
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Direito de Família na Atualidade”, no dia 17 de agosto, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros da OAB SP (Praça da Sé, 385, 2° andar). Nelson Sussumu Shikicima, vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Professor da OAB SP e professor do curso de pós-graduação em Direito Civil da Unip, será o expositor. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Relações Internacionais
No dia 20 de agosto, às 10 horas, no plenário dos conselheiros da OAB SP, acontece o 4° debate com personalidade. O tema será “Relações Internacionais Brasileiras à Luz da Constituição Federal”, com George Augusto Niaradi, membro da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB SP, orientador da Coordenadoria de Relações Internacionais do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico do Conselho do jovem Advogado, doutor em Direito Internacional pela USP e professor universitário. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Terceiro Setor
A Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP realiza o seminário “Terceiro Setor: Uma Porta Aberta para a Cidadania Responsável”, nos dias 23 e 25 de agosto, às14 horas, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - auditório Franco Montoro (avenida Pedro Álvares Cabral, 201). O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participa da cerimônia de abertura, com Luiz Carlos Merege, coordenador do Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV SP, e de Lúcia Maria Bludeni, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP.As inscrições devem ser feitas no setor de Atendimento da Ordem (Praça da Sé, 385, térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Contencioso Tributário
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Elementos Fundamentais e Práticos do Contencioso Tributário - Parte II (Procedimentos de Rito Ordinário, Especial e Cautelar)”, no dia 24 de agosto, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Edmundo Emerson de Medeiros, advogado tributarista, mestrando em Direito Econômico pela USP e especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional. As inscrições devem ser feitas na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Contencioso Tributário
No dia 24 de agosto, às 9 horas, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realizará palestra sobre “Elementos Fundamentais e Práticos do Contencioso Tributário - Parte II”, no Plenário dos Conselheiros da OAB SP (Praça da Sé, 385,2° andar). O expositor será Edmundo Emerson de Medeiros, advogado tributarista, mestrando em Direito Econômico pela USP e especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Código Civil
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP irá promover a palestra “Código Civil na Visão do Advogado”, no dia 30 de agosto, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros da OAB SP (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Carlos Celso Orcesi da Costa, advogado, pós-graduado e doutor pela USP, superintendente jurídico da Associação Comercial de São Paulo e membro do IASP. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.




Processo Civil
O Conselho do Jovem Advogado e o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico da OAB SP realizam a palestra “Tutelas de Urgência nos Tribunais”, no dia 31 de agosto, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem. William Santos Ferreira, advogado mestre e doutorando em Direito Civil pela PUC SP, membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual, membro benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, coordenador do curso de Estágio Profissional Supervisionado da PUC SP, professor concursado de Direito Processual Civil da graduação e pós-graduação lato sensu da PUC SP, será o expositor. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.




Lei de Falências
A coordenadoria Acadêmica de Estudos Tributários, com promoção do Conselho do Jovem Advogado da OAB SP, realiza a palestra “A Nova Lei de Falências”, no dia 1° de setembro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Luís Mário Galbetti, juiz de Direito titular da 33ª Vara Cível do Fórum Central da Comarca da capital, juiz presidente da 5ª turma do 1° colégio recursal dos Juizados Especiais Cíveis da capital, doutorando em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP e professor universitário. As inscrições devem ser feitas na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.