AGENDA CULTURAL DE OUTUBRO


22/09/2005

AGENDA CULTURAL DE OUTUBRO

AGENDA CULTURA DE OUTUBRO DA OAB SP

Código Civil
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “A Socialidade e a Eticidade no Código Civil de 2002”, no dia 3 de outubro, às 14 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será Fábio Vieira Figueiredo, advogado, mestrando em Direito Civil Comparado pela PUC SP, professor de Direito Civil na Universidade Municipal de São Caetano e pós-graduado lato sensu em Direito Empresarial. Inscrições na sede da entidade ou pelos site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Debates Constitucionais
O Conselho do Jovem Advogado, o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico da OAB SP, a Coordenadoria Acadêmica de Ciências Políticas e Sistema Constitucional do NDA e a Coordenadoria Acadêmica de Relações Internacionais do NDA realizam o “Ciclo de Debates Constitucionais”, nos dias 3, 17, 24 e 31 de outubro, sempre às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Dano Moral
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “A Postulação do Dano Moral pelo Consumidor, em Juízo”, no dia 6 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será Rizzatto Nunes, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo pelo Quinto Constitucional, doutor em Filosofia do Direito e livre docente em Direito do Consumidor pela PUC SP e coordenador do programa de mestrado em Direito da Unimes de Santos. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Estatuto do Desarmamento

O Departamento de Cultura e Eventos, a Comissão de Direitos Humanos e a Coordenadoria de Cidadania, Ação e Integração Social do CJA da OAB SP realizam o debate “Estatuto do Desarmamento”, no dia 10 de outubro, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros da Ordem (Praça da Sé, 385, 2° andar). Denis Fernando Mizne, diretor executivo do Instituto Sou da Paz, conselheiro do Conselho Parlamentar de Cultura e Paz da Assembléia Legislativa de São Paulo, membro do Conselho Estadual de Acompanhamento do Programa de Direitos Humanos e do Conselho Interdisciplinar de Segurança Pública do Estado de São Paulo; e o coronel PM Jairo Paes de Lira, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Arbitragem

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Prática na Arbitragem”, no dia 18 de outubro, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). Antonio Luiz Sampaio Carvalho, advogado militante formado em Direito pela Universidade Mackenzie, pós-graduação em Administração de Empresas pela mesma universidade, secretário geral do Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e vice=presidente da Comissão de Arbitragem da OAB SP; e Adriana Braghetta, advogada, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem, membro da Comissão de Arbitragem da OAB SP, doutoranda e mestre pela USP, membro da Comissão de Arbitragem Internacional da Internacional Law Association e professora da FGV/Law e da Escola Superior de Advocacia da OAB SP; serão os expositores. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Consórcios Agrários

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Condomínios e Consórcios Agrários”, no dia 18 de outubro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). Augusto Ribeiro Garcia, advogado agroambientalista, pós-graduado em Direito pela USP, jornalista especializado em legislação rural, professor universitário e membro efetivo do Instituto Paulista de Direito Agrário e da Associação Brasileira de Direito. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Congresso de advogados cristãos

O Instituto dos Advogados Cristãos do Brasil e a OAB SP promovem o 1° Congresso Nacional do IACB, entre os dias 6 e 8 de outubro, na Associação dos Advogados de São Paulo (rua Álvares Penteado, 151). O Presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participa da cerimônia de abertura, que contará com a presença de David Teixeira de Azevedo, presidente do IACB; Diva Malerbi, desembargadora e presidente do TRF 3ª Região; e Clovis Gouveia Franco, diretor cultural da AASP, às 16h. A Conferência de abertura será feita pelo professor Miguel Reale Junior.. O Congresso terminará com “Curso de Liderança 1 e 11”, com exposição de Vilma Balmaceda, advogada e professora de Direito Internacional.


Execução Penal

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Cálculos em Execução Penal”, no dia 5 de outubro, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). A expositora será Selma Montanari Ramos, advogada da Fundação Doutor Manoel Pedro Pimentel e membro do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Reforma Política

O Departamento de Cultura e Eventos, a Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB SP e a Comissão de Mídias Alternativas da OAB SP promovem a palestra “Reforma Política e Moralidade Pública”, no dia 4 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP. Regis Fernandes de Oliveira, advogado, desembargador aposentado, professor titular da USP, ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São Paulo, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.aobsp.org.br, mediante a doação de uma lata


Comércio Internacional

A Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB SP promove o curso “Direito do Comércio Internacional - Aspectos Fundamentais”, nos dias 29 de setembro, 6, 11, 13, 18 e 27 de outubro, 1°, 3, 10 e 17 de novembro, das 18h45 às 22h, no auditório Walter Maria Laudísio da Caasp (rua Benjamin Constant, 75). Com coordenação de Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais, o evento terá início com o tema “Direito do Comércio Internacional na Era da Globalização: Liberalização, e Integração EconômicaInscrições na sede da OAB SP ou pelos site www.oabsp.org.br, mediante a doação de duas latas de leite em pó integral.


Código Civil 2

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta a palestra “A Sociabilidade e a Eticidade no Código Civil de 2002 - Os Novos Vetores de Interpretação do Direito Privado”, no dia 3 de outubro, às 14 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será Fábio Vieira Figueiredo, advogado, mestrando em Direito Civil Comparado pela PUC SP, professor de Direito Civil da IMES, e pós-graduando lato sensu em Direito Empresarial. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Direitos Humanos

O Conselho do Jovem Advogado, a Coordenadoria de Cidadania, Ação e Integração Sociais do CJA e a Comissão de Direitos Humanos da OAB SP promovem a palestra “Direitos Humanos: Polícia Militar”, no dia 4 de outubro, às 9 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será o Coronel da PM André Vianna. Comandante do Comando de Policiamento do Interior 1- CPC 1, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e professor de Direitos Humanos. As inscrições devem ser feitas na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral. Informações pelos telefones 3291-8151/8152.



Direito de Família

O Conselho do Jovem Advogado da OAB SP realiza a palestra “Aspectos Controvertidos do Direito de Família no Novo Código Civil”, com coordenação de Igor Henry Bicudo, no dia 4 de outubro, às 19 horas, no auditório Walter Maria Laudísio, da Caasp (rua Benjamin Constant, 75). Ricardo Algarve Gregorio, mestre em Direito Civil pela USP, professor universitário, autor de diversos artigos e livros jurídicos, consultor e parecerista, será o expositor. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Investigação Criminal

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta a palestra “Os Caminhos da Investigação Criminal”, no dia 11 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). André Luiz Martins Di Rissio Barbosa, delegado de polícia do Departamento de Administração e Planejamento (DAP) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, presidente da Associação dos Delegados de Polícia pela Democracia, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela PUC SP e membro efetivo da Associação Internacional dos Chefes de Polícia, será o expositor. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Direito Criminal

A Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP promove o ciclo de palestras sobre direito criminal, no dia 14 de outubro, das 9h30 às 13h, no Plenário dos Conselheiros da Ordem (Praça da Sé, 385, 2° andar). “Teses Defensivas e Aplicabilidade da Vitimologia e Criminologia” é o tema da palestra de Eduardo César Leite, advogado criminalista, conselheiro seccional, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição e da Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas de Homicídios da OAB SP. Luiz Airton Saavedra de Paiva, mestre em medicina legal pela Faculdade de Medicina da USP, professor adjunto de medicina legal da UNG e membro da Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas de Homicídio da OAB SP, discorrerá sobre “Prova Pericial”; e Ubirajara Mangini Kuhn Pereira, advogado criminalista e assessor da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, será o expositor em “Execução Criminal”. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.




Delação Premiada
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Delação Premiada e Negociação Penal", no dia 17 de outubro, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Cláudio José Pereira, advogado criminalista, professor de direito penal e Processo Penal da PUC, mestre e doutorando em Direito Processual Penal e membro da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP, será o palestrante. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Duração do Processo
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “A Garantia da Duração Razoável do Processo”, no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será José Rogério Cruz e Tucci, advogado em São Paulo e professor livre-docente de Processo Civil da Universidade de São Paulo. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Erro Médico
A Coordenadoria de Cidadania, Ação e Integração Sociais do Conselho do Jovem Advogado da OAB SP realiza a palestra “Perícia em Erro Médico”, no dia 31 de outubro, às 9 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). Emerson Favero, médico, cirurgião de cabeça e pescoço, membro titular da SBCCP e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, será o palestrante. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.