EVENTOS CULTURAIS DE NOVEMBRO


08/11/2005

EVENTOS CULTURAIS DE NOVEMBRO

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP está promovendo em novembro os seguintes eventos:


Carreira na Advocacia

A Coordenadoria de Novos Mercados de Trabalho do Conselho do Jovem Advogado da OAB SP realiza a palestra “O Conceito Profissional Construído a Partir da Atitude Cotidiana”, no dia 1° de dezembro, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Sérgio Soeiro da Silva, advogado, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, professor e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Nove de Julho, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Direito dos Deficientes

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiências da OAB SP promove a palestra “O Direito e Defesa da Pessoa com Deficiência”, no dia 7 de novembro, às 18h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Os expositores serão Silvia Xavier, atuante na área Civil, Imobiliária e Empresarial, cursou Direito na FMU, pós-graduação em Responsabilidade Civil/Danos Morais pela FAAP, pedagoga pela Unip, membro da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB SP; e Frederico Antonio Gracia, advogado, conselheiro da OAB SP e presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB SP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Células-tronco

A Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP realiza o seminário “Conflitos Éticos e Jurídicos na Utilização das Células Tronco”, nos dias 8 e 9 de novembro, às 19 horas, no auditório Walter Maria Laudísio da Caasp (rua Benjamin Constant, 75). A abertura do evento será feita por Márcia Regina Machado Melaré, vice-presidente da OAB SP; e por Alberto Carmo Frazzatto. Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP, médico e especialista em bioética. O tema “Abordagem Ética nas Pesquisas com Células-tronco” será abordado por Marco Segre, professor da USP, Universidade São Camilo, Unisa, Unimes e membro da Comissão de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Viviane Abreu Nunes Cerqueira Dantas, biomédica, mestre e doutora em Ciências Biológicas pela Unifesp; falará sobre “Aspectos Atuais das Pesquisas com Células-tronco”. Gabriela Guz, advogada, professora universitária especialista em bioética e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP; e Melina Damilakos, membro da mesma comissão, serão as debatedoras.
No dia 9, José Eduardo Tavollieri, vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP; e Patrícia Simões de Oliveira, advogada especialista em bioética e membro da mesma comissão; farão a abertura. Ana Paula Gomes Braga de Azevedo, farmacêutica bioquímica, especialista em hematologia e mestre em análises clínicas pela USP; discorrerá sobre “A Segurança na Utilização com Células-tronco”. João Monteiro de Castro, procurador do Estado e mestre em Direito pela PUC, será o expositor em “Bancos Particulares de Armazenamento de Células-tronco e o Código de Defesa do Consumidor”. Karine Benez, advogado e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP; e Otávio Falcão Cordeiro, advogado especialista em Direito Empresarial e membro da mesma comissão, serão os debatedores. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Eleições Eletrônicas

A Comissão de Informática Jurídica da OAB SP promove a palestra “Eleições Eletrônicas”, no dia 17 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Os expositores serão Augusto Tavares Rosa Marcacini, presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB SP; Paulo Henrique Amorim, jornalista; Amilcar Brunazo Filho, engenheiro pela Poli, doutor em computação pela Universidade de Stanford (EUA), professor titular e diretor do Instituto de Computação da Unicamp; e Jorge Stofi, engenheiro eletrônico pela Poli, doutor em computação pela Universidade de Stanford (EUA), professor titular e diretor do Instituto de Computação da Unicamp. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Recurso de Agravo

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “O Novo Recurso de Agravo”, no dia 17 de novembro, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será José Rogério Cruz e Tucci, advogado e professor livre docente de Processo civil da USP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Setor Farmacêutico

A Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB SP apresenta a palestra “A Regulação Econômica do Setor Farmacêutico e a Concorrência”, no dia 18 de novembro, às 10 horas, no Plenário dos Conselheiros da OAB SP (Praça da Sé, 385, 2° andar). Ciro Mortella, biólogo, presidente executivo da Febrafarma (Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da presidência da república, membro do Conselho Nacional de Saúde e membro do Fórum Nacional da Indústria. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Biopirataria

O Conselho do Jovem Advogado da OAB SP apresenta a palestra “Biopirataria e Patentes de Moléculas Biológicas Naturais”, no dia 22 de novembro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Vladimir Garcia Magalhães, biólogo, mestre e doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da USP e coordenador do curso de pós-graduação em Direito Ambiental da Escola Superior de Direito Constitucional. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Diretos Conexos

A Comissão de Propriedade Imaterial da OAB SP realiza a palestra “Direitos Conexos dos Artistas: da contratação à execução”, no dia 24 de novembro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). Os expositores serão Eliane Abrão, presidente da Comissão de Propriedade Imaterial da OAB SP; Martha Macruz, advogada e membro da mesma comissão; Felipe Xavier, humorista, produtor de rádio, ex-integrante do grupo Sobrinho do Ataíde e criador dos personagens Homem Cueca, Doutor Pimpolho, Incrível Rosca, entre outros; e Hugo Coelho, diretor de TV e teatro, ator e diretor da Associação Caras do Reclame. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Mercado de Trabalho

O Conselho do Jovem Advogado da OAB SP promove a palestra “O Advogado e o Mercado de Trabalho”, no dia 24 de novembro, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Maria Lucia Catroppa Piratininga, economista e bacharel em Direito com especialização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Reforma do Judiciário

A Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB SP realiza a palestra “A Reforma do Poder Judiciário: avanços, retrocessos, perspectivas”, no dia 25 de novembro, às 8h45, no Plenário dos Conselheiros da Ordem (Praça da Sé, 385, 2° andar). O ministro Sydney Sanchez, ex-presidente do STF e presidente do Conselho Jurídico da Fiesp, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Justiça do Trabalho

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Aspectos da Competência da Justiça do Trabalho pela Emenda Constitucional 45”, no dia 28 de novembro, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante, advogado, professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito Mackenzie e mestre em Direito. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Empresário

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta a palestra “O Empresário, Sujeito de Direito, Sem Ser Pessoa”, no dia 28 de novembro, às 14 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). Cide Villar Mercadante, advogado, professor de Direito Civil na Universidade Braz Cubas e da Escola Superior de Advocacia de Mogi das Cruzes, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelos site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Sistema Recursal

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Roteiro Prático das Infrações e Sanções Disciplinares e o Sistema Recursal”, no dia 28 de novembro, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Os expositores serão Haroldo Paranhos Cardella, advogado criminalista, professor universitário nas cadeiras de Direito Penal e Processual Penal e professor de Ética em cursos preparatórios para Exames de Ordem; e José Antônio Cremasco, advogado trabalhista, professor universitário nas cadeiras de Direito do Trabalho e Processual Trabalhista e presidente da 1ª Câmara da XVII Turma do Tribunal de Ética da OAB SP (Campinas). Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Escolta e vigilância penitenciária

A Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP
apresenta o seminário “Aspectos Legais da Carreira dos Agentes de Escolta e Vigilantes Penitenciários”, no dia 30 de novembro, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1° andar). Evandro Fabiani Capano, advogado, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB SP e professor de graduação e pós-graduação em Direito Penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie, será o expositor em “Estatuto do Desarmamento e os Direitos dos Agentes de Escolta Penitenciária”. João Batista Rebouças da Silva Neto, advogado e presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil do Estado de São Paulo, falará sobre “PEC Paralela e Direito Previdenciário - Regras para Aposentadoria”. Jango Antônio de Oliveira, advogado e diretor jurídico da Associação Brasileira dos Agentes de Escolta e Vigilantes Penitenciários, discorrerá sobre “Direito Associativo”. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Direito do Trabalho
A Comissão de Defesa da Advocacia - Núcleo Trabalhista da OAB SP promove a palestra “Globalização do Direito do Trabalho”, no dia 21 de novembro, às 19 horas, no Salão Nobre (Praça da Sé, 385, 1° andar). O expositor será Ericson Crivelli, advogado e membro da Comissão de Defesa da Advocacia - Núcleo Trabalhista da OAB SP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Mercado de Capitais
O Conselho do Jovem Advogado da OAB SP realiza a palestra “A Bovespa e a Atuação do Advogado no Mercado de Capitais”, no dia 21 de novembro, às 19 horas, no auditório Walter Maria Laudísio (rua Benjamin Constant, 75). O evento, que tem coordenação da Coordenadoria de Novos Mercados de Trabalho do CJA e apoio da Coordenadoria Acadêmica de Mercado de Capitais do NDA e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, terá como expositor Luiz Eduardo Martins Ferreira, advogado, consultor jurídico dos Conselhos de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo e da Cia Brasileira de Liquidação e Custódia, secretário geral da Câmara de Arbitragem do Mercado, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, da Fundação Getúlio Vargas e da Bovespa e consultor da Coordenadoria Acadêmica de Mercado de Capitais do Núcleo de Desenvolvimento da OAB SP. Inscrições na sede da Ordem ou pelos site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



Comércio Ambulante
A Coordenadoria de Cidadania, Ação e Integração Sociais do Conselho do Jovem Advogado e a Comissão de Direitos Humanos da OAB SP apresentam a palestra “Fiscalização do Comércio Ambulante e Apoio às Subprefeituras da Cidade de São Paulo”, no dia 23 de novembro, às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Rubens Casado, comandante geral da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo, coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ex-comandante do Comando de Policiamento da Capital e ex-presidente da Comissão Estadual de Polícia Comunitária do Estado de São Paulo. Inscrições na sede da Ordem ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.


Investigação Criminal

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Os Caminhos da Investigação Criminal”, no dia 23 de novembro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros da OAB SP (Praça da Sé, 384, 2° andar). André Luiz Martins Di Rissio Barbosa, delegado de polícia do Departamento de Administração e Planejamento da Polícia Civil do Estado de São Paulo, presidente da Associação dos Delegados de Polícia pela Democracia, mestre e doutorando em Direito Constitucional pela PUC SP e membro efetivo da Associação Internacional dos Chefes de Polícia, será o expositor. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.

Patrimônio de Afetação

A Comissão de Direitos Imobiliários e Urbanísticos da OAB SP apresenta a palestra “O Patrimônio de Afetação”, no dia 29 de novembro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2° andar). O expositor será Marcelo Terra, advogado, professor de pós-graduação da FAAP e membro do Secovi. Pedro Augusto Machado Cortez, advogado com atuação em Direito Imobiliário, especialista em Direito Civil pela USP, membro do Conselho Jurídico da Presidência do Secovi SP, membro da mesa de debates de Direito Imobiliário, membro do Conselho Curador do FGTS; e Fernando José Maximiano, advogado, pós-graduado em Direito Contratual pela PUC SP e membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB SP, serão os debatedores. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.