NOVA ESA TERÁ PERFIL PROFISSIONALIZANTE


25/11/2005

NOVA ESA TERÁ PERFIL PROFISSIONALIZANTE

NOVA ESA TERÁ PERFIL PROFISSIONALIZANTE

O novo diretor da Escola Superior de Advocacia, Rubens Approbato Machado, anunciou em painel especial durante a XXX Reunião de Presidente de Subsecções, nesta sexta-feira (25/11), em Atibaia, que a escola terá perfil profissionalizante. “ Entram no mercado de trabalho, após cada Exame de Ordem, cerca de 7 mil novos advogados. É necessário ensinar este profissional a receber o cliente, a investigar os fatos, saber o Direito e aplicá-lo”, diz Approbato, lembrando que este tipo de escola profissionalizante segue um modelo europeu.

Approbato discutiu com os presidentes das Subsecções, os principais problemas da Escola, entre eles a necessidade de expandir os núcleos do Interior. Na ocasião, anunciou que Guarulhos será a primeira Subsecção contemplada com um novo núcleo, a ser inaugurado no próximo dia 28 de novembro, às 10 horas.

O diretor tesoureiro Marcos da Costa informou que o caixa da ESA será descentralizado e parcela de 25% da receita ficará na Subseção para investimentos na Escola. Vão ser analisadas, também, propostas para destinar parte desses recursos a outras finalidades, como subsidiar os alunos mais carentes.

Approbato acatou a proposta de criar uma ESA itinerante, que atenderia as pequenas Subseções, sem condições de ter um núcleo e que a qualidade dos cursos no interior deve ser a mesma da capital. Para tanto nomeou o conselheiro Fernando Passos para essa coordenação. O novo diretor também afirmou que serão revistos os convênios que a ESA mantém com terceiros e deve ser disponibilizada bolsa para os advogados carentes.

Durante o debate, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, esclareceu que não fez indicações políticas para coordenadores da Escola e que a competência para nomear coordenadores de curso sempre foi da Diretoria da ESA . Ele havia, apenas, pedido à diretora anterior, Ada Pellegrini Grinover, que consultasse o presidente da subseção e conselheiros regionais. Também reafirmou que a ESA nos dois últimos anos recebeu aportes de recursos necessários ao seu pleno funcionamento.

A nova diretoria e conselho curador da ESA só reúne advogados. São eles: Eunice Aparecida de Jesus Prudente, vice-diretora e Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, assessor especial. No Conselho Consultivo estão: Cássio de Mesquita Barros Júnior, Tales Castelo Branco, Fernando Passos, Ivette Senise Ferreira, Marcio Camarosano, Milton Paulo de Carvalho e Sebastião Tojal. Ana Vieira será a gerente geral da Escola.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.