LANÇADO PLANO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS ADVOGADOS


21/03/2006

LANÇADO PLANO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS ADVOGADOS

LANÇADO PLANO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS ADVOGADOS

Mais de 600 convidados - entre presidentes de Seccionais, Subsecções, conselheiros, advogados e autoridades - estiveram presentes na sede do Jóquei Clube de São Paulo, na noite da última segunda-feira (20/3), para o lançamento do OAB Prev-SP - plano de previdência privada complementar exclusiva para os advogados paulistas, instituído pela OAB SP e CAASP, que terá a Icatu Hartford como gestora do fundo e a Mongeral como responsável pela comercialização e pelo seguro.

Durante a solenidade, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, deu posse à Diretoria , Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do OAB Prev-SP, que será presidido por Octávio Augusto Pereira de Queiroz Filho, tendo Sidney Uliris Bortolato Alves, como diretor administrativo e de benéficos e Marcos da Costa, como diretor financeiro. Nenhuma das funções é remunerada. Farão parte do Conselho Deliberativo: Jarbas Antonio Biagi (presidente), Luís Ricardo Marcondes Martins (vice-presidente), Roberto Eiras Messina, Silvânio Covas, Elizeu Amaral Camargo e Aparecida Ribeiro Garcia Pagliaini. Integram o Conselho Fiscal, os conselheiros Braz Martins Neto, Fábio Marcos Bernardes Trombetti e Flávio José de Souza Brando.

Em seu discurso, o presidente da OAB SP destacou o apoio importante do presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, na concretização do sonho de uma previdência complementar para os advogados, e também de seu antecessor, o conselheiro federal emérito e conselheiro nato, Rubens Approbato Machado. “Este era o último compromisso de campanha que faltava realizar”, afirmou D´Urso. Na avaliação do presidente da OAB SP, a aposentadoria complementar não é uma preocupação no início da atividade profissional, mas é fundamental “como uma reserva programada quando as forças vitais não são tão intensas e também por compreender um seguro, porque ninguém está livre de uma fatalidade, garantindo o respaldo financeiro a familiares e dependentes”, comentou. Ao final, D´Urso lembrou uma frase que sempre repetiu durante a campanha à presidência: de que o sonho sonhado sozinho, não passa de um sonho; mas sonhado coletivamente, ele se concretiza, sendo ovacionado pelos presentes.

O presidente da Caasp, Octávio Augusto Pereira de Queiroz Filho, em sua manifestação, enfatizou os oito anos de trabalho que antecederam o lançamento oficial da OAB Prev-SP, que começou na gestão Approbato na Seccional Paulista, que criou uma comissão para estudar o assunto. Também destacou a baixa taxa de administração do plano da OAB SP/CAASP e fez agradecimentos a todos que colaboraram na concretização do OAB Prev-SP, especialmente o presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, “que deu continuidade a esse importante trabalho”.

“O advogado é um ser diferenciado. No fundo temos espírito quixotesco e de muita persistência”, afirmou o presidente do Conselho Federal, Roberto Busato, para evidenciar que as diferentes facetas do lançamento da previdência complementar dos advogados de São Paulo. “Saiu do discurso e partiu para a realização. Parabenizo o presidente D´Urso pela concretização desse sonho e que a OAB SP continue a fazer história”, destacou.

Para Nilson Molina, presidente do Conselho de Administração da Mongeral, o advogado até pode comprar um plano de previdência complementar semelhante no mercado. “ Mas a maior singularidade do OAB Prev-SP está no fato de ser a OAB. Tenho certeza que, em curto período, será o maior plano de previdência complementar do Brasil”, afirmou Molina.

Na avaliação do secretário nacional da Previdência Social, Odacir Reis, que representou o ministro da Previdência Social, o plano de previdência complementar é uma poupança privada protegida, que envolve capacidade de poupar e cultura previdenciária, que vem sendo construída no Brasil, sendo uma percepção cada vez mais presente. “Aquele que viverá 150 anos já está entre nós”, brincou para ressaltar a importância da cultura da previdência.

Ao final do evento, correram três páreos: Icatu Hartford, Montegral e OAB Prev -SP.

Mais Informações sobre o OAB-PREV SP, pelo telefone 3115-0333 ou na Rua Líbero Badaró, 293, 13 andar, Centro.