CID VIEIRA FILHO LANÇA LIVRO SOBRE OAB E DITADURA


30/03/2006

CID VIEIRA FILHO LANÇA LIVRO SOBRE OAB E DITADURA

CID VIEIRA FILHO LANÇA LIVRO SOBRE A OAB SP E A DITADURA MILITAR

Nesta segunda-feira (3/4), às 18h30, na Sociedade Harmonia de Tênis (Rua Canadá, 658), o advogado Cid Vieira de Souza Filho lança o livro " OAB x Ditadura Militar", editado pela Quartier Latin, com apoio da OAB SP. O prefácio é do presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D’Urso, que destaca a importância histórica da obra.

No livro, o autor resgata documentos inéditos do arquivo pessoal de seu pai, Cid Vieira de Souza, que presidiu a OAB SP por quatro mandatos consecutivos, no período de 1971/1979, considerados os anos mais duros da ditadura militar. O livro reúne documentos que expõem o monitoramento do DOPS sobre os dirigentes da Seccional Paulista da OAB. Também traz depoimentos inéditos de advogados, exilados e políticos, definindo o papel histórico da OAB SP durante o regime militar e da luta pela redemocratização do país. Entre os depoentes estão o advogado Ives Gandra da Silva Martins e a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro.

O livro resgata, ainda, o papel da OAB SP no episódio da morte do jornalista Wladimir Herzog, inclusive com o depoimento do Coronel Erasmo Dias, Secretário da Segurança, quando ocorreram os fatos que abalaram o país. Cid apresenta, ainda, as razões pelas quais a OAB SP não assinou a “Carta Aos Brasileiros”, do professor Goffredo da Silva Telles

No livro, Cid Vieira Filho faz também uma homenagem ao pai,falecido em 2002,destacando suas iniciativas como presidente da OAB SP. Ele implantou o Exame de Ordem, o "Jornal do Advogado", a Comissão de Direitos e Prerrogativas e construiu as primeiras Casas do Advogado, entre outras medidas. A obra reúne, também, relatos da mãe, esposa e filhos de Cid, expondo como foi a convivência familiar diante de tanta pressão.

Toda a renda decorrente dos direitos autorais do livro "OAB SP x Ditadura Militar" será integralmente destinada à Casa Hope – Apoio à Criança com Câncer, segundo o autor.