PARA D´URSO, ELLEN GRACIE FARÁ HISTÓRIA À FRENTE DO STF


27/04/2006

PARA D´URSO, ELLEN GRACIE FARÁ HISTÓRIA À FRENTE DO STF

PARA D´URSO, A MINISTRA ELLEN GRACIE FARÁ HISTÓRIA À FRENTE DO STF

Na avaliação do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, a ministra Ellen Gracie, que assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF ) nesta quinta-feira (27/4), fará história, não só como a primeira mulher a assumir a mais alta Corte do Pais, mas pela sua cultura jurídica, vocação para a magistratura e capacidade de trabalho. “ A ministra possui todas as qualificação profissionais e pessoais para ocupar um cargo dessa dimensão, como já vem provando neste período de interinidade. Certamente, fará uma gestão profícua à frente do STF, credenciando-se para assumir outros cargos de destaque no cenário nacional”, afirmou D´Urso.

O presidente da OAB SP lembra que o avanço das mulheres no mundo jurídico vem sendo sentido principalmente na Advocacia, onde mais de 50% dos novos advogados são mulheres. " Nos últimos três anos, por exemplo, de 2003 a 2005, ingressaram nos quadros da OAB SP 35.862 novas advogadas contra 33.563 advogados. As mulheres também vêm crescendo nos cargos de diretoria dentro da Seccional e Subsecções”, destaca D´Urso.

A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita no dia 15 de março para o biênio 2006/2008, mas vem exercendo interinamente a presidência do STF, desde a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Na sessão solene, após a posse da presidente, haverá a posse do vice-presidente, ministro Gilmar Mendes. O discurso de saudação será do ministro Celso Mello. Também fazem uso da palavra o presidente da OAB Nacional, Roberto Busato, e do procurador geral da República, Antonio Fernando Souza .

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.