Busato recebe comenda da Justiça Trabalhista


01/06/2006

Busato recebe comenda da Justiça Trabalhista

BUSATO RECEBE COMENDA DA JUSTIÇA TRABALHISTA

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, recebeu nesta quinta-feira (1/6), às 11 horas, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, na sede do Tribunal Regional do Trabalho - 2ª Região. O evento reuniu toda a diretoria da OAB SP e CAASP, além de conselheiros secionais e juízes trabalhistas.

Na cerimônia, o juiz do TRT – 2ª Região, Sérgio Winnik, fez a saudação ao presidente do Conselho Federal, relembrando a convivência fraternal que tiveram na cidade natal de Busato, Ponta Grossa, no Paraná. “Com essa comenda, presidente, o senhor estará abrindo as portas da Justiça trabalhista de São Paulo. Venha sempre como amigo, advogado ou representante da Advocacia”, afirmou.

Para saudar o homenageado, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso destacou que o advogado Roberto Busato recebia a homenagem em função, não apenas, do simbolismo que expressa, na condição de presidente do Conselho Federal OAB, entidade que fez e faz história nas lutas em defesa das liberdades, dos direitos, da cidadania e da democracia, mas pelas virtudes que impregnam seu perfil. “Ele tem a coragem de dizer o que deve ser dito; a independência para defender o que deve ser defendido; a consciência para pregar os direitos dos cidadãos e exigir justiça; e a dignidade de recusar o pão ensopado na adulação aos áulicos”, destacou D’Urso.

D’Urso também aproveitou a oportunidade para externar, mais uma vez, posição da OAB-SP em defesa da Justiça do Trabalho, “uma das grandes questões que cercam o universo institucional brasileiro”. Segundo ele, o Brasil seria mais equânime e mais solidário se a Justiça do Trabalho tivesse sua estrutura humana, tecnológica e material à altura das crescentes demandas sociais. “Não podemos deixar de reconhecer que a Justiça do Trabalho tem correspondido às expectativas da advocacia. Nos últimos anos, houve sensível melhora na Justiça do Trabalho. Como se sabe, a porta mais larga para o acesso do cidadão comum à Justiça é a porta da Justiça do Trabalho, por onde ingressa o maior número de demandas, e que, por isso mesmo, se apresenta como a mais sensível na percepção social”, analisou.

A presidente do TRT – 2ª Região, desembargadora Dora Vaz Treviño, parabenizou Busato e lembrou que a Justiça trabalhista da 2ª região abarca 39 municípios na Grande São Paulo e 7 na Baixada Santista, com o segundo maior movimento processual do Brasil. Em 2005, registrou o ingresso de 350 mil processos. “A despeito das dificuldades com carência de recursos e quadros, nós nos tornamos a justiça mais eficiente do Brasil. Queremos realizar uma prestação jurisdicional célere e tenho maior respeito pela classe dos advogados”, afirmou.

Ao final da cerimônia, Busato agradeceu a honraria recebida, destacando as palavras elogiosas de Winnik, D´Urso e Treviño. “Recebo essa homenagem como uma homenagem a todos os advogados. Essa comenda me foi outorgada em reconhecimento à Advocacia, que consiste na porta de entrada do Estado Democrático de Direito”. O presidente do Conselho Federal também destacou a missão estatutária da OAB, de defender a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, a Justiça Social e a boa aplicação das leis.

Mais informação na Assessoria de Imprensa da OAB-SP, tel. 3291-8179/8182.