I Encontro das Presidentas de Subsecções


31/07/2006

O evento contou com a participação de 24 presidentas, que trabalharam durante todo o dia.

 

Para discutir a crescente participação da mulher no mundo da advocacia e questõs voltadas à gestão das subsecções, a OAB SP promoveu no último sábado (29/7), no Hotel Parthenon, em São Paulo, o 1º Encontro de Presidentas de Subsecções. Atualmente, o País conta 42,37% de mulheres advogadas ativas entre os 412 mil profissionais e, em São Paulo, elas somam mais de 50% das profissionais com até cinco anos de formados. Neste período, ingressaram 59.630 mulheres contra 58.448 homens. O evento dividiu-se em duas partes. Na primeira, as presidentas levantaram as principais preocupações de suas administrações e, na segunda parte, houve apresentação de propostas e debates com o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso;  com a vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré e com a conselheira e diretora adjunta da Mulher Advogada, Tallulah Carvalho. As duas últimas também coordenaram do encontro.

 

Durante o evento, o presidente D´Urso destacou as mudanças de cunho administrativo, corporativo e institucional realizadas na sua  gestão, “ que vão preparar a Ordem para cumprir – não três anos de gestão – mas os próximos 10 anos”. Também enfatizou a necessidade de aumentar os espaços para as  lideranças femininas na administração da OAB SP.  “Vemos com satisfação o crescente desempenho profissional da mulher advogada, mas tímido diante do potencial de crescimento”, afirmou.

 

Entre os temas debatidos pelas presidentas de Subsecções, ganharam destaque: o convênio de assistência judiciária, reciclagem de colaboradores, atuação das coordenadorias regionais de prerrogativas, prazo para desagravos, representações contra violadores de prerrogativas, ações contra captação ilegal de clientela, apoio para instalação de varas, certificados para integrantes de comissões, instalações da Caasp, construção de Casas de Advogado, entre outros.

 

Ao todo, 28 Subsecções são presididas por advogadas:  Bragança Paulista, Regina Aparecida Miguel; de Mogi das Cruzes, Cleusa Lavoura Lima; de Guaratinguetá, Maria Celia Rangel Sampaio; de Tatuí, Silvia Regina Catto Mocellin; de Limeira,  Romilda Cardoso Salibe; de São João da Boa Vista, Maria Ines Villa Moreira; São Caetano do Sul, Rosangela Maria Negrão; Pindamonhangaba, Yara Batista de Medeiros; Poá, Maria Solange de Gonzales; Campos do Jordão, Heloisa Helena Rabelo; Pereira Barreto, Maria de Lourdes Dias; da Lapa, Helena Maria Diniz;  de Cubatão, Lucimar Vieira de Faro Melo; de Santa Bárbara D’Oeste, Sandra Regina Petian Lima; de Porto Feliz, Helcimara da Silva; de Ibiúna, Margareth Xavier de lima; de Guararapes, Mary Lucia Antonello; de Franco da Rocha, Roberta Cristina Rizardi; de Paulo de Faria, Maria Olympia Marin; de Vaparaíso, Maria Ines Pereira Carreto; de Ferraz de Vasconcelos, Maria Helena Pereira; de Piracaia, Vera Sagraria Guimaraes; de Cerqueira César, Marli de Alcantara; de Cachoeira Paulista, Silmara Ferreira da Silva; de Santa Cruz das Palmeiras, Maria Odenita Correa; de Miracatu, Katia Margarida de Malik; de Boituva, Amariles Primo Sebastiani; e de Peruíbe, Maria Michela de Albuquerque.