LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO CENTENÁRIO DA FESTA À BANDEIRA NACIONAL


09/04/2007

Será no dia 12 de abril, às 12 horas, no São Paulo Club.

Na próxima quinta-feira (12/4), às 12 horas,  no São Paulo Club (Av. Higienópolis, 18, esq. com Rua Veridiana), a OAB SP  e a ADVB lançam a CAMPANHA NACIONAL DO CENTENÁRIO DA FESTA À BANDEIRA BRASILEIRA, que acontecerá no dia 19 de novembro de 2008.  Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado.

 “ Durante os  20 meses que antecedem a data comemorativa iremos realizar uma  série de atividades,  tendo a Bandeira Brasileira como tema, como exposições de Bandeiras históricas, caminhadas, seminários,  concursos de fotos, cinema  e literatura.  “Queremos mobilizar o país em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso. Entre as iniciativas, também  está prevista a distribuição de milhares de mudas de pau-brasil, árvore símbolo da brasilidade. Somente na cidade de São Paulo, há proposta para que cada uma das mais de 4 mil praças ganhe um exemplar dessa árvore-símbolo.

 

Na ocasião do lançamento  serão homenageados: o general  do Exército Luiz Edmundo Maia Carvalho e o gal. Antônio Gabriel Ésper, respectivamente o que deixa e o que assume o Comando Militar do Sudeste, o vice-almirante José Carlos Cardoso, da Marinha, comando do IV Distrito Naval e o major brigadeiro do Ar, comandante do IV Comar,  Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.