OAB SP DISPONIBILIZA TRANSPORTE GRATUITO NA BAIXADA SANTISTA PARA ADVOGADOS


26/06/2007

Os ônibus vão fazer o percurso pelos fóruns de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.

Num percurso simbólico ao redor da praça, em frente à sede da OAB Santos, no centro histórico da cidade, advogados e estagiários participaram da inauguração, na sexta-feira (22/6), do serviço gratuito de transporte coletivo entre os fóruns da Baixada Santista, destinado exclusivamente ao atendimento da advocacia. “Esse é mais um passo importante do rol de serviços que a OAB deve e precisa prestar aos membros da advocacia paulista”, destaca o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, ressaltando a importância do serviço gratuito de ônibus entre fóruns, como existe em São Paulo e Campinas.

 

Já em operação, o serviço conta com dois microônibus que fazem saídas de dois pontos opostos da região, unindo Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. Um deles parte da OAB-Santos faz escalas nos tribunais de Santos; passa pela Justiça do Trabalho e Fórum Cível de São Vicente; Justiça do Trabalho e Fórum de Cubatão; e depois pelo Fórum Cível de Praia Grande, terminando na Justiça do Trabalho de Praia Grande. Outro ônibus parte de Praia Grande, cumprindo percurso inverso que inclui São Vicente, Cubatão e Santos. As paradas são exclusivamente nos fóruns e os veículos são identificados logomarcas da OAB-SP e CAASP estampadas nas laterais e pára-brisa. Os horários são a partir das 10 horas e das 14 horas.

 

Conforme o presidente da Subsecção de Santos, Rodrigo Lyra, o serviço coletivo e gratuito de ônibus vai trazer facilidade, permitindo que os advogados possam freqüentar o fórum mais vezes, visando resolver os processos dos seus clientes, sendo que região conta com cerca de 10 mil advogados. “Será um facilitador trazendo economia de tempo e custos, porque os fóruns das comarcas da região são bastante distantes. É comum, para quem não dispõe do carro, tomar de duas a três conduções, além de problemas de trânsito e estacionamento para quem usa veículo particular”, avalia Lyra.

 

Esse serviço – segundo o presidente da OAB santista - também estará disponível a todos os advogados que vierem à Baixada Santista resolver problemas de seus clientes, trazendo celeridade na rotina do profissional. Rodrigo Lyra lembra que para usar o serviço gratuito de ônibus, basta o advogado ou estagiário apresentar a sua Carteira da Ordem. “Esse serviço era uma reivindicação antiga da advocacia da Baixa Santista, que poderá ser ampliado de acordo com a demanda”, acrescenta Lyra.