D´URSO PARTICIPA DE HOMENAGEM AO MOVIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DEMOCRÁTICO


22/08/2007

O presidente da OAB-SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – participa nesta quarta-feira (22/8), às 19 horas, no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo, de solenidade em homenagem ao Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), que completa 16 anos de fundação, numa iniciativa do deputado Fernando Capez e de entidades da sociedade civil.

D’Urso destaca a importância da entidade que sempre zelou pela manutenção do Estado Democrático de Direito e acesso à Justiça, estando representado em 22 estados do país. “ A preocupação do Ministério Público Democrático com a cidadania fica clara nos projetos que vem desenvolvendo , como Promotoras Legais Populares e Agentes da Cidadania, que se preocupam com a democratização da Justiça para todos e  conscientização  da população sobre seus direitos", afirma.

Criado em 1991, o MPD é uma entidade não-governamental sem fins econômicos cujos membros fazem parte do Ministério Público de todo o Brasil - procuradores da República, promotores de Justiça e procuradores de Justiça. O MPD atua na sociedade através da educação popular do direito, capacitando lideranças populares, ou por meio de seminários, congressos e outros eventos, fazendo com que os operadores do direito tenham um olhar diferenciado, principalmente em relação aos problemas sociais de nosso país.

O MPD promove também o Casajur, destinado a formandos ou recém-formados em Direito, funciona como curso de apoio para atividades e concursos jurídicos, que tem duração de um ano e atende em aulas semanais alunos de baixa renda, especialmente afrodescendentes; e o CIC, projeto-piloto para dar noções de direito e cidadania a lideranças comunitárias na periferia, no qual as aulas são ministradas nos Centros de Integração de Cidadania, os CICs, da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo.