II ENCONTRO REGIONAL TEM RESULTADO POSITIVO


27/08/2007

Participaram do evento as Subsecções de Barretos, Bebedouro, Catanduva, Guaíra, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia , Sertãozinho, Taquaritinga e Urupês.

 

Com mais de 800 advogados inscritos, Catanduva foi escolhida para ser a sede do II Encontro Regional dos Advogados, promovido pela OAB SP e CAASP, nos dias 24 e 25 de agosto, que reuniu diretores, conselheiros, presidentes de Comissões e advogados de 13 Subsecções em duas etapas de trabalho.  No primeiro dia, houve reunião de trabalho com a diretoria da Seccional e as diretorias das subsecções . No sábado, aconteceu uma grande plenária com os  advogados da região. O secretário geral adjunto, José Maria Dias Neto, coordenador do evento, abriu os trabalhos nas duas etapas.

 

Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges, os encontros regionais são úteis para que a Seccional, as diretorias da Subsecções e os advogados possam juntos refletir sobre como melhorar a “ máquina”, como melhorar o atendimento aos advogados e estagiários,  responder todas as dúvidas e debater as novas idéias. “ A proposta dos encontros regionais ao longo dos três primeiros anos de nossa gestão foi um sucesso porque se evidenciou como uma permanente troca de experiências”, afirmou.  D´Urso citou que hoje os advogados enfrentam duas grandes dificuldades – a morosidade da Justiça e a violação à prerrogativas.

 

O presidente também avaliou o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros (Cansei) como sendo um movimento de cidadania voltado a buscar na sociedade suas propostas para melhorar o Brasil. “ Cidadania não é só uma hora do voto”, afirmou. Segundo D´Urso , o grande fator de motivação é a união da classe, que vem se cristalizado. “ Estamos aqui para debater, para nortear os destinos de nossa administração, da advocacia e lutar contra aqueles  que se insurgem contra a classe, que felizmente são poucos”, ressaltou.

 

Sidney Uliris Bortolato Alves, presidente da CAASP, defendeu a importância dos advogados zelarem pela ética profissional e citou Rui Barbosa, patrono da advocacia, lembrando que o advogado não deve se subordinar a qualquer poder humano, a não ser à sua consciência e à lei. Também afirmou que a CAIXA está ombreada com a OAB SP no Movimento Cansei, por ser apolítico e importante para a cidadania. Sidney  ainda ressaltou os programas de saúde preventivos da Caasp e  o sucesso da OAB Prev, que em um ano e meio já atingiu 7 mil adesões e deve ser o maior plano e previdência complementar do país.

 

Também fizeram uso da palavra o presidente da Subsecção de Catanduva, Mairton Lourenço Cândido, que agradeceu a escolha da cidade para ser sede do encontro e presenteou os presidente da OAB SP e CAASP com placas comemorativas; o diretor-tesoureiro, Marcos da Costa; o conselheiro federal Raimundo Hermes Barbosa; o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Sergei Cobra Arbex; da Comissão Mulher Advogada, Helena Mariz Diniz; da Assistência Judiciária, Luiz Antonio Ignácio; do  Projeto OAB Vai à Escola, Nelson Alexandre, da Colônia de Férias Recanto Rio Paraná, Antonio Elias Sequini e da ESA, professora Ana Vieira.  O diretores da Cassp também responderam a perguntas - Laertes Soares , secretário geral, Luis Ricardo Marcondes Martins, secretário geral adjunto, e Celio Bitencourt, tesoureiro.Todos os presidentes de Subsecções foram agraciados com uma placa pela participação.